Quem entrou nas quatro salas de Educação Infantil do CMEI no Mapim em Várzea Grande, se encantou com o capricho e qualidade dos serviços prestados pelos acadêmicos do UNIVAG.
O Centro Universitário de Várzea Grande mais uma vez coloca em prática a responsabilidade social em prol da cidadania por meio do Projeto Integrador da instituição, que visa proporcionar benefício tanto para os acadêmicos como para a comunidade. Trabalhar com o Projeto Integrador permite que o aluno UNIVAG tenha uma vivência profissional além do que ele aprende em sala de aula.
"Nossos alunos têm a oportunidade de trabalharem além do que está previsto na grade curricular do curso”, destaca a coordenadora de Arquitetura e Urbanismo do UNIVAG, a Profª M.Sc. Carmelina S. de Moraes, durante a entrega de quatro salas de aulas reformadas por acadêmicos do 6º semestre de Arquitetura do Univag na tarde desta quinta-feira (03.11) do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), Mariana Rodrigues de Azevedo do Bairro Mapim, em Várzea Grande.
“É muito gratificante ver nosso projeto sair do papel em benefício de uma causa social. No UNIVAG temos a oportunidade de colocar em prática tudo o que aprendemos em sala de aula”, contou emocionada a acadêmica do 6º semestre do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de Várzea Grande, Paloma Souza.
De acordo com a coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo do UNIVAG, a Profª. M.Sc. Carmelina S. de Moraes, as salas da creche ganharam decoração e pinturas novas, restauração dos móveis bem como aquisição dos mesmos.
O objetivo do Projeto Integrador é integrar alunos do 6º semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo do Univag, em causas sociais que visam produzir projetos de arquitetura de interiores. O projeto contou com parcerias de empresas, professores e alunos do UNIVAG para execução e finalização do projeto. A execução do projeto ocorreu no prazo de 15 dias e envolveu 66 alunos dos períodos matutino e vespertino do Univag.
Responsabilidade Social
A prática da responsabilidade social é uma das marcas do UNIVAG e a instituição de Ensino Superior vê com extrema importância para a população, onde todos se beneficiam por meio dos projetos realizados pelo UNIVAG. “Nossa missão é formar profissionais preparados para o mercado de trabalho e, acima de tudo, profissionais cidadãos.
Cotidianamente nossos cursos oferecem ações e projetos voltados à comunidade”, destaca o Vice-Reitor do Centro Universitário de Várzea Grande, o Prof. M.Sc. Flávio Foguel.
O prof. M.Sc Cezar Clemente, quem idealizou a reforma das salas de aula por meio do Projeto Integrador, frizou que o resultado da reforma foi satisfatório, e que o UNIVAG prepara o futuro profissional para atuar também na área pública, além de atuação em empresas privadas.
“O Univag com o apoio da coordenação incentiva a prática da questão social junto à comunidade com uma prestação de serviço de qualidade”, disse o professor.
Já o secretário Municipal de Educação de Várzea Grande, Silvio Fidelis destacou que todos os alunos do curso de Arquitetura em parceria com a coordenação de Arquitetura e professores do Centro Universitário realizaram um brilhante trabalho e é notável a qualidade dos serviços. “A comunidade do Mapim recebe essas reformas com muita alegria nesta tarde, através deste brilhante projeto. O Univag mais uma vez por meio desse trabalho, o ensino- aprendizagem posto em prática favorecendo a comunidade carente, parabéns a todos”, enfatizou o secretário.
Diferencial do curso
O Curso de Arquitetura e Urbanismo do UNIVAG difere-se dos demais cursos da região, pois, além das disciplinas e projetos típicos da modalidade, oferece a oportunidade aos alunos de construírem um espaço projetado por eles mesmos. Dessa forma, os futuros arquitetos poderão aplicar e sistematizar os conhecimentos tratados nas disciplinas teóricas. Essa prática proporciona o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas com o aprendizado inovador, empreendedor, ativo e interdisciplinar. O corpo docente é de alta qualificação do curso e é composto por mais de 70% dos professores detentores do título de doutor ou mestre.
Autor: Cristiane Sagioratto
Fonte: Assessoria Univag