TV Record acompanha Chef Mack em pratos especiais para programa local
O Curso de Gastronomia do Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG) tem realizado inúmeras ações de destaque na área, aguçando a curiosidade da comunidade externa, em relação à forma de trabalho dentro do conceito “sustentabilidade”. Este foco é priorizado pelo renomado Chef Fernando Mack, consultor técnico do curso, antes e durante a elaboração dos seus pratos .
Na última sexta-feira (18), a equipe da TV Record de Cuiabá acompanhou o Chef, com auxílio de alunos do curso, no preparo de uma receita com ingredientes típicos de Mato Grosso. O Arroz de Piraputanga, seguido de uma sobremesa pra lá de especial, a Paçoca de Castanha de Baru, foi a dica de “prato do dia” para um programa local, que enfoca a culinária regional.
A receita sustentável desenvolvida pelo Chef Mack é mais uma de suas criações, utilizando matéria-prima da região. “Os rios de Mato Grosso já não tem peixe suficiente para atender a demanda gastronômica da região. O peixe de cativeiro é a forma que temos, de não perder a essência da culinária regional”, enfoca Mack.
Mack ainda ressalta, que no laboratório do curso de Gastronomia há os equipamentos mais modernos do mercado. “Estamos em uma das cozinhas mais equipadas e modernas para o ensino gastronômico, todos os alunos querem participar das ações que a curso desenvolve, o que é muito gratificante, porque percebemos o interesse e a satisfação do aluno”, comentou.
O passo a passo e os segredos da receita foram acompanhados por um grupo de acadêmicos do curso, que fizeram questão de participar do preparo dos alimentos. Maria Angélica Marcondes, estudante do 2° semestre de Gastronomia e formada em administração, disse que encontrou no novo curso, sua verdadeira vocação.
“Estamos aprendendo tudo, desde técnicas para finalização dos pratos, compras e atendimento, que é fundamental para um chef. Isso irá nos capacitar para o mercado de trabalho. A estrutura que o UNIVAG oferece é uma das maiores do Centro-Oeste e o curso é completo”, ressaltou Angélica.
No preparo da receita ‘Arroz de Piraputanga’, para a gravação da equipe de TV, Mack apresentou novas técnicas do preparo do peixe, típico dos rios de Mato Grosso. Os acadêmicos receberam dicas de como cozinhar o alimento sem perder a cartilagem. A sobremesa, um dos itens que chamou atenção, devido ao uso da castanha do Baru, uma espécie de coqueiro do serrado matogrossense e que também pode ser encontrado nas ruas dos municípios do Vale do Rio Cuiabá, foi muito bem aceita por todos que degustaram a iguaria.
A Paçoca de Baru tem um toque especial em sua elaboração, com o uso de mel de abelhas nativas e açúcar de baunilha de Chapada dos Guimarães (a 60 km de Cuiabá).
Confira ingredientes das receitas:
Arroz de Piraputanga
1 piraputanga média
300 g de arroz agulhinha
600 ml de caldo de peixe (cozido à parte e de forma lenta)
1 dente de alho
2 pimentas de cheiro
1 maço de coentro
1 maço de cebolinha
1 limão
Sal à gosto
Paçoca de Baru
300 g de castanha de baru sem casca
80 g de açúcar
40 ml de mel
10 g de sal