Alunos do curso de odontologia realizam atendimentos gratuitos para a população de Várzea Grande e Cuiabá.
O Programa de Diagnóstico e Prevenção de Câncer de Boca do Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG), em parceria com a Secretaria de Saúde de Cuiabá (SMS), Conselho Regional de Odontologia (CRO/MT), TELESSAUDE/MT e LACCanBo, promovem a Semana de Prevenção ao Câncer Bucal. Em alusão ao Dia Nacional de Combate à doença, que é lembrado em 27 de novembro. A programação contará com três dias de campanha, nos dias 21, 22 e 26 de novembro.
Os atendimentos iniciaram na Clínica Integrada do UNIVAG na segunda-feira (21) e seguiu até o dia 22 das 17 às 19 h. Já no o sábado (26) de novembro o atendimento será na Clínica Odontológica do CPA III das 8 às 11h.
As estatísticas apontam números preocupantes referente ao câncer de boca. Estima-se que no Brasil existem mais de 11 mil casos da doença, atingindo mais de quatro mil pessoas por ano. Professora e Doutora em Ciências Odontológicas, Diurianne Caroline Campos falou sobre uma das principais causas da doença. “O câncer de boca, assim como diversos outros que existem, é uma doença causada por diversos fatores e, o principal deles é o tabagismo. A população deve ter ciência de que a prevenção e diagnóstico precoce é fundamental para evitar a doença”, comentou.
Para a paciente Sandra Maria Sacano, a iniciativa do UNIVAG foi uma oportunidade de realizar o exame gratuitamente. “A campanha é muito boa, podemos fazer não só exames de prevenção, como fazer também um tratamento sem custo financeiro. O atendimento aqui é excelente”, ressalta.
O perfil do câncer bucal é de pessoas acima de 40 anos. A campanha oferece exames bucais preventivos, objetivando a identificação precoce das lesões bucais, lesões potencialmente malignas e neoplasias malignas. A programação conta também com diversas palestras e atividades de, como parar de fumar e onde buscar tratamento, com foco sobre o uso do nargilé e do cigarro eletrônico.
Com o aumento do número de casos em Mato Grosso, a professora dá algumas dicas para a prevenção da doença. "Não fumar, não beber em excesso, proteger os lábios e a pele contra os raios solares, alimentar-se de maneira saudável e procurar o cirurgião-dentista regulamente a cada seis meses. Estas são estratégias comprovadamente eficazes na prevenção e diagnóstico precoce da doença".
Confira a programação e locais de atendimento
Dias 21 e 22 de novembro - Das 17 às 19 horas- Clínica Odontológica do UNIVAG - Mais informações: 36886130
Dia 26/11/2016 - Das 8 às 11 horas - Clínica Odontológica do CPA 3 - Mais informações: 36464574