CERTIFICAÇÃO EM SUTURA
A procura pelo curso foi imensa, as vagas foram preenchidas em menos de uma semana.
A Liga Acadêmica de Anatomia Aplicada (LAANA), do Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG) realizou o I Curso Teórico-Prático de Sutura. O evento aconteceu nos dias 25 e 26 de novembro no campus da instituição e teve uma carga horária de 20h com certificação para os participantes e palestrantes.
Aprender a técnica de sutura sempre é um dos momentos mais esperados pelo aluno, que entra no curso de medicina. Visando a expectativa dos acadêmicos o UNIVAG preparou o curso prático que abrange os principais tipos de sutura, a nomenclatura e o manuseio adequado dos materiais necessários para os procedimentos.
O objetivo desse curso foi de fornecer aos estudantes, uma base teórica da forma como os profissionais da saúde, utilizam as técnicas em suas profissões e, assim possam tomar decisões sobre quais os melhores materiais e técnicas a serem utilizados nas mais diversas situações.
Para a aluna Kanada Paola Barbosa, estudante do 5°semestre o curso foi excelente. “O curso foi proveitoso, aprendemos tudo sobre as técnicas de sutura, montagem de material, apreendemos questões de outras áreas também. Foi um curso que nos levou para a prática”, comentou.
No primeiro dia de curso, os acadêmicos aprenderam toda a parte teórica da sutura. No sábado o curso aconteceu no laboratório de habilidades cirúrgicas do bloco D do UNIVAG, onde os alunos realizaram na prática, as técnicas teóricas.
O Curso Técnicas de Suturas Cirúrgicas ofereceu aos seus participantes a oportunidade de praticar tal arte, expondo-lhes às dificuldades de sua execução e, dessa forma, estimular a continuidade do treinamento, como uma das formas de adquirir a habilidade necessária para a realização da técnica com desenvoltura.
A procura pelo curso foi imensa, as vagas foram preenchidas em menos de uma semana. A expectativa é de que, no próximo semestre, com o número de vagas ampliado, possa atender à nova demanda de acadêmicos.
Técnicas de Sutura
O ensino baseado somente com aulas teóricas não atinge o nível necessário de aprendizado requerido por um acadêmico de medicina na prática cirúrgica. Por isso, sua formação deve ser complementada com aulas práticas na graduação. Contudo, as atividades práticas de treinamento com pacientes infringem aspectos morais, éticos e legais, por esse motivo o Curso Teórico-Prático de Suturas tem como objetivo, apresentar de forma didática e coesa a abordagem longitudinal dos temas propostos, instruindo de maneira prática e teórica, acadêmicos de medicina em técnicas presentes durante toda vida médica e que, muitas vezes são abordados de forma superficial durante a graduação. O curso contempla alunos de qualquer ano da graduação, que busca aprimoramento e, até mesmo, conhecimento dos diversos tipos de suturas e suas aplicações.
Autor: Márcia Tomaz
Fonte: Assessoria Univag