Destaques

28.11.2016 às 17:50hs

Projeto Fortalecer encerra atividades com êxito, em espaço do UNIVAG

PRÁTICAS JURÍDICAS

Somente este ano, mais de 100 casos foram atendidos por voluntários.

O Projeto Fortalecer encerrou suas atividades de 2016, no Núcleo de Práticas Jurídicas, do Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG) que é um dos principais parceiros da ação. O evento aconteceu no sábado (26), com voluntários atuantes que receberam certificados. O trabalho é uma iniciativa do Ministério Público Estadual em parceria com a Prefeitura Municipal de Várzea Grande e o UNIVAG.

O Projeto Fortalecer atua há 12 anos no município e foi criado para reduzir a infrequência escolar na rede municipal de ensino, buscando promover a integração da rede de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, na cidade.

“O projeto foi implantado pela Promotoria de Justiça da cidade em parceria com a prefeitura e o UNIVAG em 2004, e veio pra ficar. A gente sabe que hoje a base para o desenvolvimento perfeito de uma criança e adolescente, está na educação e o projeto tem como foco principal, a evasão escolar. O UNIVAG vem contribuindo maciçamente para esse processo acontecer. Sem a instituição, esse projeto já teria naufragado. O UNIVAG tem proposto não só a estrutura material, como também a humana. Nós só temos a agradecer o UNIVAG, por tudo que tem nos oferecido”, ressaltou o Promotor Mauro Poderoso.

A coordenadora do Projeto, Elizabete de Paula Nascimento e Silva, explica que as equipes do ‘Fortalecer’ não buscam culpados pelas faltas escolares e sim, procura descobrir o que acontece nas famílias das crianças que têm grande número de faltas nas aulas. “Este Projeto é uma chamada de atenção aos pais com excesso de faltas aos filhos. Buscamos a prevenção escolar com as crianças que tem uma grande possibilidade da evasão escolar. Dessa forma, os seus direitos estão sendo rompidos, que é a permanência na escola e, muitas vezes a motivação destas faltas são direcionadas pelas famílias”.

Somente este ano mais de 100 casos foram atendidas por voluntários. Desse total, 32 apresentaram situação de famílias em situação de infrequência escolar (Baixa complexidade).

Já outras 58 famílias apresentaram perfil de média e alta complexidade, por se tratar de violações de direitos da criança e adolescente, como a negligência, violências e vulnerabilidade social.

Ao longo do ano foram realizadas ainda, 30 ações coletivas envolvendo palestras, rodas de conversas e oficinas para famílias e educadores, abordando os temas sobre os deveres e responsabilidades, fomentando a consciência dos papéis sociais da família, da escola e comunidade, na construção da cidadania.

Elizabete destacou a importância da parceria do Projeto com o UNIVAG. “O UNIVAG contribui na formação e capacitação de todo o andamento do projeto fortalecer, o apoio tem sido fundamental, é um parceiro que está sempre pronto a nos atender em todos os aspectos, seja com espaço físico ou com os serviços oferecidos pelos estagiários e da Clínica Integradas do UNIVAG”, ressaltou a coordenadora.

O Projeto vem desenvolvendo ações transformadoras e reflexivas às famílias em situação de vulnerabilidade. Aos profissionais da educação, envolvidos no processo ensino aprendizagem e aos voluntários (Sociedade Civil) contando também com a parceria da Rede de Proteção da Criança e do Adolescente do município, integrando, socializando e ampliando conhecimento teórico-práticos, a partir de interesses preventivos como capacitações, formações, oficinas, visitas, palestras, visitas institucionais e domiciliares, orientações e atendimentos psicossociais e cabíveis de encaminhamentos.

Autor: Márcia Tomaz
Fonte: Assessoria Univag

https://fjot.anfe.fr/https://tokorumput.com/wp-content/slot-depo-10k/https://classyfm.co.id/frontend/sigmaslot/https://nrais.dgda.gov.bd/public/pasarantogel2https://revistas.unap.edu.pe/demo-slot-zeus-vs-hades/https://revistas.unap.edu.pe/slot-kamboja-bet-100/https://jltl.com.tr/zeus-slot/https://mediapencerahanbangsa.co.id/https://optimum.uwb.edu.pl/docs/mpo/https://newhealthconcept.net/wp-includes/demo-slot-zeus-vs-hades/https://sijms.szabist-isb.edu.pk/wp-includes/pasarantogel2/https://journals.asmarya.edu.ly/pasarantogel2/https://pdamindramayu.co.id/images/luar/https://pdamindramayu.co.id/demo/https://learning.modernland.co.id/git/slot-depo-10k/https://newhealthconcept.net/wp-content/akun-pro-kamboja/https://bundamediagrup.co.id/zeus/https://bundamediagrup.co.id/luar-negeri/https://bundamediagrup.co.id/maxwin-pragmatic/https://bundamediagrup.co.id/khmer/slot/https://khnnra.edu.ua/wp-includes/demo-slot-zeus-vs-hades/https://khnnra.edu.ua/wp-content/akun-pro-platinum/https://vtik.net/slot-kamboja/index.phphttps://aihc.amexihc.org/toto/http://himatikauny.org/wp-includes/zeus/https://iedi.edu.br/wp-includes/slot-kamboja-bet-100/https://iedi.edu.br/wp-content/bandito/https://www.unjc.cu/starlight-princess/https://www.unjc.cu/demo-slot-zeus-vs-hades/https://cstvcnmt.gialai.gov.vn/demo/https://sedimentologia.org.ar/slot-depo-10k/https://conference.vestnik-vsuet.ru/https://bundamediagrup.co.id/wp-includes/mpo/https://bundamediagrup.co.id/wp-includes/sv388/http://himatikauny.org/wp-includes/akun-pro-platinum/https://procesolocal2024.ieebcs.org.mx/vendor/zeus-vs-hades-demo/http://himatikauny.org/wp-content/slot-kamboja-bet-100/https://procesolocal2024.ieebcs.org.mx/js/https://journal.dntb.gov.ua/slot-depo-10k/https://fjot.anfe.fr/js/https://blog.indoamerica.edu.ec/wp-includes/slot-kamboja-bet-100/https://investigacion.indoamerica.edu.ec/wp-content/wild-bandito/https://portalderevistas.uam.edu.ni/public/zeus-vs-hades/https://portalderevistas.uam.edu.ni/public/pasarantogel2/https://perhepi.org/fae/akun-pro-jepang/https://ejournal.aibpmjournals.com/gates-of-olympus/https://ucardioj.com.ua/classes/https://ois.unsa.ba/wild-bandito/https://journals.qmu.ac.uk/controllers/https://journals.qmu.ac.uk/classes/https://ucardioj.com.ua/slot-depo-10k/https://journals.qmu.ac.uk/sv388/https://journals.qmu.ac.uk/api/depo-10k/https://ois.unsa.ba/slot-deposit-pulsa/http://103.165.243.97/doc/git/https://www.chiesadellarte.org/https://www.rollingcarbon.org/https://www.savebugomaforest.org/https://www.sigmaslot-profil.com/https://www.doxycycline365.com/https://thailottonew.site/https://hipnose.in/https://tennishope.orghttps://serenityprime.net/https://revista.farol.edu.br/uploads/pt2/https://civitic.indoamerica.edu.ec/wp-includes/pasarantogel2/https://journals.uol.edu.pk/classes/pasarantogel2/http://snabm.unim.ac.id/api/http://snabm.unim.ac.id/classes/slot-luar-negeri/http://103.165.243.97/doc/unsign/akun-pro-platinum/http://103.165.243.97/doc/word/mposlot/https://352spb.edusite.ru/slot-depo-10k/https://bundamediagrup.co.id/depo10k/https://loa.tsipil-uii.ac.id/sg-gacor/http://snabm.unim.ac.id/depo-10k/http://snabm.unim.ac.id/lib/slot-maxwin/http://103.165.243.97/doc/luar-negeri/http://103.165.243.97/doc/sign/slot-thailand/http://103.165.243.97/doc/before_tte/zeus-slot/https://appv2.tanahlautkab.go.id/doc/mpo/https://www.chuka.ac.ke/gates-of-olympus-1000/http://103.165.243.97/doc/kamboja/http://mysimpeg.gowakab.go.id/mysimpeg/bangkomplit/http://mysimpeg.gowakab.go.id/toto/http://mysimpeg.gowakab.go.id/mysimpeg/maxwin/https://jurnal.jsa.ikippgriptk.ac.id/public/luar/https://www.unjc.cu/sweet-bonanza/http://103.165.243.97/doc/dana/