O Centro Universitário de Várzea Grande (Univag), em parceria com a Associação Mato-grossense de Engenheiros Ambientais (AEAM-MT) realizou a 1° Semana do Engenheiro Ambiental (SEAMB). O evento aconteceu no Centro Sebrae de Sustentabilidade, entre os dias 31 de janeiro a 03 de fevereiro e fez parte da comemoração ao Dia do Engenheiro Ambiental, celebrado todo 31 de Janeiro.
A parceria do Univag com SEAMB teve o intuito de levar informações e conhecimento, apresentando aos acadêmicos, possibilidades de realização de projetos dentro e fora da instituição, com profissionais específicos de várias áreas da Engenharia.
O evento abordou a importância do trabalho do Engenheiro Ambiental, na implantação da gestão, sustentabilidade em empresas, indústrias e produtos. A realização foi da Associação com o apoio de parceiros, entre eles o Univag, que foi representado pela coordenadora do Curso de Engenharia Ambiental da instituição, Msc. Kelly Dayana Benedet Maas.
Para a coordenadora, é de suma importância a categoria participar de eventos voltados aos profissionais atuantes da área, assim como a participação de acadêmicos e egressos do curso, que também se fizeram presentes. “A Engenharia Ambiental tem um leque de oportunidades no mercado de trabalho, ela é multidisciplinar e esse evento apresentou para nossos alunos, que não precisa ficar preso em uma determinada área de trabalho, pois temos infinitas opções de atuação", especificou Kelly.
Durante a semana, os participantes tiveram a oportunidade de ouvir várias palestras e informações da área técnica, com conteúdo teórico e prático, nas áreas de licenciamento e fiscalização, bem como na área de legislação. Ainda houve Mesa Redonda, Mini-cursos e Visita Técnica, ampliando a visão para o mercado de trabalho.
O Curso
A missão do Univag é formar profissionais capazes de atuar na resolução de problemas ambientais, tendo como base, o entendimento da influência dos processos antrópicos ao meio ambiente, qualificado e apto a atender em três bases: o conhecimento básico, o profissionalizante e o profissional específico, onde o método de ensino utilizado possibilita ao acadêmico, vislumbrar na prática, o que é trabalhado na teoria, oferecendo ao futuro profissional o diferencial para atuar com maior segurança no mercado de trabalho, adquirindo o sucesso.
O Egresso em Engenharia Ambiental é estimulado durante a graduação, a atuar em diferentes áreas de diagnóstico, manejo, tratamento e controle ambiental promovendo o entendimento integrado dos problemas e estar habilitado a fazer parte de equipes multidisciplinares.