A voz é uma característica humana intimamente relacionada com a necessidade do homem de se agrupar e se comunicar, além disso, a voz é um dos principais instrumentos de trabalho de muitos profissionais. O curso de Fonoaudiologia do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) realizou nos dias 19 e 20 de abril, a Campanha da Voz 2017. O evento reuniu conhecimentos, palestras, triagens vocais, avaliação da voz, prevenção de problemas vocais e orientações vocais, oferecidos a mais de 200 profissionais da área de educação municipal de Cuiabá.
O Dia Internacional da Voz é comemorado em 16 de abril. Em alusão a esta data tão importante, o curso de Fonoaudiologia Univag realiza todos os anos a Campanha da Voz, com objetivo de sensibilizar e orientar a sociedade sobre o bom uso da voz, conhecer os componentes biopsicossociais da voz e, orientar o uso da voz para profissionais que utilizam como instrumento de trabalho e a importância do auto-cuidado como meio preventivo, de promoção de saúde e da qualidade de vida.
A campanha da Voz 2017 foi voltada para professores, Técnico de Desenvolvimento Infantil (TDI) e servidores em geral da área da educação municipal de Cuiabá. “Alegria e satisfação pelo brilhante trabalho realizado na campanha da Voz 2017. Foram momentos de junção de esforços por parte da coordenação de Fonoaudiologia do Univag, professores, alunos e equipe da Secretaria Municipal de Educação que resultaram em uma ação de sensibilização para a importância da voz como instrumento de trabalho e de relações interpessoais. Sentimento de emoção ao presenciar depoimentos de reconhecimento por parte dos participantes, público alvo do evento, que parabenizaram publicamente a Campanha da voz do Univag”, comentou a Profa. Martha Takishima.
Professora na creche da rede municipal de Cuiabá, Lucia Auxiliadora de Queiroz, agradeceu o Univag pela iniciativa. “Estou muito feliz e satisfeita em participar deste seminário, me despertou sobre os cuidados que preciso ter com minha voz”, comenta a professora.
As palestras foram ministradas por acadêmicos e professores do curso de Fonoaudiologia do Univag, que levaram orientações sobre os cuidados com a voz e prevenção. “Para nós acadêmicos é muito gratificante participar de uma ação como esta, onde levamos para as pessoas o que aprendemos em sala de aula”, comenta a acadêmica de Fisioterapia do 7° semestre do Univag Thaís Costa Serra.
Para a secretária de Educação Municipal de Cuiabá Franciely Fialkoski a parceria com o Univag para levar o seminário aos profissionais da educação foi de extrema importância. “Nós percebemos que existe uma grande evasão de afastamento de professores devido a problemas de saúde com a voz. E nosso objetivo em trazer o Univag é orientar os profissionais quanto à prevenção da saúde com a voz, e isso é importante não só para vida profissional, mas para sua saúde como um todo”, comenta a Gestora de saúde do trabalhador da Prefeitura de Cuiabá Franciely.