Destaques

26.04.2017 às 17:50hs

Campanha da Voz 2017 Univag leva conhecimento e orientação a professores

A voz é uma característica humana intimamente relacionada com a necessidade do homem de se agrupar e se comunicar, além disso, a voz é um dos principais instrumentos de trabalho de muitos profissionais. O curso de Fonoaudiologia do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) realizou nos dias 19 e 20 de abril, a Campanha da Voz 2017. O evento reuniu conhecimentos, palestras, triagens vocais, avaliação da voz, prevenção de problemas vocais e orientações vocais, oferecidos a mais de 200 profissionais da área de educação municipal de Cuiabá.

O Dia Internacional da Voz é comemorado em 16 de abril. Em alusão a esta data tão importante, o curso de Fonoaudiologia Univag realiza todos os anos a Campanha da Voz, com objetivo de sensibilizar e orientar a sociedade sobre o bom uso da voz, conhecer os componentes biopsicossociais da voz e, orientar o uso da voz para profissionais que utilizam como instrumento de trabalho e a importância do auto-cuidado como meio preventivo, de promoção de saúde e da qualidade de vida.

A campanha da Voz 2017 foi voltada para professores, Técnico de Desenvolvimento Infantil (TDI) e servidores em geral da área da educação municipal de Cuiabá. “Alegria e satisfação pelo brilhante trabalho realizado na campanha da Voz 2017. Foram momentos de junção de esforços por parte da coordenação de Fonoaudiologia do Univag, professores, alunos e equipe da Secretaria Municipal de Educação que resultaram em uma ação de sensibilização para a importância da voz como instrumento de trabalho e de relações interpessoais. Sentimento de emoção ao presenciar depoimentos de reconhecimento por parte dos participantes, público alvo do evento, que parabenizaram publicamente a Campanha da voz do Univag”, comentou a Profa. Martha Takishima.

Professora na creche da rede municipal de Cuiabá, Lucia Auxiliadora de Queiroz, agradeceu o Univag pela iniciativa. “Estou muito feliz e satisfeita em participar deste seminário, me despertou sobre os cuidados que preciso ter com minha voz”, comenta a professora.

As palestras foram ministradas por acadêmicos e professores do curso de Fonoaudiologia do Univag, que levaram orientações sobre os cuidados com a voz e prevenção. “Para nós acadêmicos é muito gratificante participar de uma ação como esta, onde levamos para as pessoas o que aprendemos em sala de aula”, comenta a acadêmica de Fisioterapia do 7° semestre do Univag Thaís Costa Serra.

Para a secretária de Educação Municipal de Cuiabá Franciely Fialkoski a parceria com o Univag para levar o seminário aos profissionais da educação foi de extrema importância. “Nós percebemos que existe uma grande evasão de afastamento de professores devido a problemas de saúde com a voz. E nosso objetivo em trazer o Univag é orientar os profissionais quanto à prevenção da saúde com a voz, e isso é importante não só para vida profissional, mas para sua saúde como um todo”, comenta a Gestora de saúde do trabalhador da Prefeitura de Cuiabá Franciely.

503 Service Unavailable

Service Unavailable

The server is temporarily unable to service your request due to maintenance downtime or capacity problems. Please try again later.

Additionally, a 503 Service Unavailable error was encountered while trying to use an ErrorDocument to handle the request.