Destaques

05.05.2017 às 08:30hs

Haitianas recebem certificado de curso Técnico em Gastronomia do Univag

Em uma cerimônia emocionante, mais de 30 mulheres haitianas participaram do curso Técnico em Gastronomia do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) e receberam o certificado de conclusão do curso. A realização do treinamento foi uma parceria entre Organização Internacional do Trabalho (OIT) com o Univag.

O projeto ‘Geração de Renda: Empoderamento e Meios de Vida com Mulheres Imigrantes’ foi o primeiro realizado pelo Univag em parceria com a OIT, onde durante uma semana imigrantes haitianas receberam aulas do curso de Gastronomia do Univag, na Cozinha Experimental da instituição. As aulas ministradas por professores do Univag contaram com a participação de alunos do curso. As haitianas aprenderam técnicas de panificação, comida brasileira, bolos e doces, comida regional e aproveitamento integral de alimentos. A ação faz parte da luta contra o trabalho escravo da OIT.

Durante a cerimônia o vice-reitor Professor Flávio Henrique Foguel, destacou a responsabilidade social do Univag com a sociedade. “Para nós do Univag foi um prazer recebê-las. Quando a OIT nos procurou, a sintonia da proposta com nossos propósitos organizacionais foram excepcionais, porque tem tudo haver com a responsabilidade social que o Univag exercita no seu cotidiano. Nós buscamos sempre não só excelência no ensino, mas formar profissionais cidadãos, não só com nossos alunos, mas como toda comunidade”, comenta o vice-reitor Flávio.

Para OIT esta parceria com o Univag foi a porta de entrada para futuros projetos em prol da comunidade. “A parceria com o Univag foi essencial para realização desse trabalho com as haitianas, nós agradecemos muito essa formação para esse grupo de mulheres haitianas, um grupo feminino altamente vulnerável. Agora com esse curso será uma oportunidade a mais para elas. Nós temos projetos de expandir essa parceria com o Univag”, comenta Larissa Lamera, Oficial de Projetos da OIT.

“Essas oficinas foram a primeira etapa para uma nova profissão dessas mulheres imigrantes, aqui elas foram muito bem acolhidas pelos professores e alunos do curso de Gastronomia do Univag e hoje, podemos ver o brilho no olhar delas com o certificado em mãos. Essa solenidade é muito importante, porque ela marca um período na vida dessas mulheres, é um momento de celebração, onde elas se sentem valorizadas”, comenta a coordenadora do curso de Gastronomia do Univag Profª Dra. Adriene Alexandre Paiva.

Emocionado o presidente da Associação em Defesa dos Migrantes Haitianos em Mato Grosso (ADMH/MT), Clérsius Monestine, agradeceu o Univag pela oportunidade concedida às mulheres. “Em nome de todos os haitianos de Mato Grosso eu agradeço e parabenizo o Univag por receber essas mulheres haitianas. O Univag nos recebeu de braços abertos, forneceu todo auxílio para as mulheres e hoje elas tem nas mãos uma ferramenta para ajudar na renda da família”, agradeceu o presidente.

As haitianas receberam também cursos de auto maquiagem, onde foram ministradas aulas de maquiagem, mais uma oportunidade que o Univag agregou junto às oficinas gastronômicas.

Diferencial do Curso

O curso superior de tecnologia em Gastronomia do Univag tem por objetivo formar profissionais capacitados e competentes, aptos a atuarem na área gastronômica. Os laboratórios contam com instalações e equipamentos da mais alta tecnologia, foram construídos especialmente para este curso e suas necessidades, simulando um ambiente cotidiano de cozinha trazendo para o acadêmico uma realidade mais próxima possível do mercado de trabalho.

Com conhecimentos práticos e teóricos em todas as áreas da gastronomia, durante o curso o aluno irá aprender desde a gestão de compras, processos, rotinas, análises de custo, recepção dos insumos, pré – preparo, armazenamento correto dos diferentes produtos e sua temperatura adequada, e diversos tipos de cocção. Além da cozinha quente, irá trabalhar com confeitaria e padaria. Mais do que cozinheiros ou chefs, formaremos gestores gastronômicos.

O tecnólogo em gastronomia formado pelo Univag poderá trabalhar em restaurantes, bistrôs, buffets, hotéis, eventos, entre outros. A área de atuação é ampla, crescente e o curso foi planejado e estruturado nas necessidades e exigências deste mercado. O curso tem duração de apenas 2 anos.

Autor: Márcia Tomaz
Fonte: Assessoria de Imprensa

503 Service Unavailable

Service Unavailable

The server is temporarily unable to service your request due to maintenance downtime or capacity problems. Please try again later.

Additionally, a 503 Service Unavailable error was encountered while trying to use an ErrorDocument to handle the request.