O curso de Psicologia do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag), em alusão ao dia nacional da Luta Antimanicomial, celebrada em 18 de maio, realiza o Workshop Vivências Antimanicomial, com o tema ‘Trancar não é Tratar’, nos dias 25 e 26 de maio, na Pirâmide e Auditório V do Bloco D, a partir das 14horas. O curso é gratuito e aberto a toda a comunidade. As inscrições podem ser feitas até meia hora antes do evento.
O Movimento da Luta Antimanicomial teve inicio em 1987, como uma forma de lutar contra os mecanismos de exclusão e controle social legitimado pelo discurso e práticas médicas do louco e loucura. A luta contra os abusos que aconteciam nos manicômios ganhou relevância e destaque em todo o Brasil. Dentro desta luta está o combate à ideia de que se deve isolar a pessoa com sofrimento mental em nome de pretensos tratamentos, ideia baseada apenas nos preconceitos que cercam a doença mental.
O evento prioriza que, como todo cidadão, estas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, a viver em sociedade, além do direto a receber cuidado e tratamento sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadão.
“Esse evento tem como objetivo discutir práticas que visem o tratamento de pessoas com algum tipo de sofrimento psíquico em lugares abertos, tendo em vista o longo histórico de exclusão e internações psiquiátricas em manicômios ou comunidades terapêuticas. Estas internações, além de proporcionarem possíveis situações de violência física ou psicológica, servem como forma de exclusão destes sujeitos do convívio familiar e social, que se justificam como modo eficaz de tratamento. Além disto, dificultam o retorno social destas pessoas, principalmente pelo estigma que se associa aos sujeitos que enfrentam esta situação”, explica o professor coordenador do curso de Psicologia do Univag, professor Mestre Luiz Guilherme Araujo Gomes.
O evento se dirige para professores, acadêmicos, profissionais e demais interessados no tema.
Psicologia Univag
O Egresso de Psicologia do Univag é formado com competências e habilidades subsidiadas pelos conceitos teóricos, históricos e metodológicos da Psicologia e que responda às demandas individuais ou coletivas na área da saúde e também nos diferentes contextos em que essas se apresentam.
Diferenciais do curso
O Curso possui em sua matriz curricular uma articulação consistente entre a teoria e a prática profissional. Esta possibilidade se coloca desde os primeiros semestres, dando uma visão mais concreta e abrangente sobre o que é a Psicologia enquanto ciência e profissão.
Além disto, a estrutura em que a matriz foi pensada possibilita ao futuro psicólogo um desempenho mais atual, incluindo, além dos campos tradicionais de atuação, os diversos campos em que a psicologia se insere na modernidade pensando também nos novos campos que surgem a partir das demandas da sociedade.
Com um mercado de trabalho cada vez mais amplo, os profissionais da psicologia podem atuar nos campos tradicionalmente conhecidos, como a Psicologia Clínica e a Psicologia Organizacional, e em outros como: Centros de Referência da Assistência Social, que atendem crianças em situação de risco social, os Centros de Atenção Psicossocial, cuja clientela se caracteriza por um sofrimento mental intenso e a Psicologia Jurídica nos Fóruns e Delegacias Civis.
Outro campo que vem conquistando espaço de atuação é da Psicologia nas Escolas, em trâmite através do Projeto de Lei da Câmara nº 60/2007, que dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia e de assistência social na rede pública de educação básica.
Autor: Márcia Tomaz
Fonte: Assessoria de Imprensa