Os alunos dos cursos de Engenharia Ambiental e Ciências Biológicas do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) participaram de aula de campo no dia 20 de maio na área do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães (a 65 km de Cuiabá). A aula teve como orientadores os professores Cezar Clemente e Kelly Maas.
A aula de campo foi realizada na sub-bacia do Córrego Mata Fria e abordou a analise ambiental da sub-bacia hidrográfica focando a aplicação de protocolos de avaliação rápida para caracterizar o estado erosivo do curso d'água, juntamente com a análise de uso e ocupação do solo e ordenamento hidrográfico, esse com intuito de avaliar o transporte de sedimentos na sub-bacia foi aplicado de montante a jusante em pontos estabelecidos a metodologia de vazão em cursos d'água pelo método do flutuador.
Essa metodologia permite aos alunos a articulação da teoria e a prática no sentido de construir uma aprendizagem, compreendendo conteúdos e conceitos complexos relacionados à disciplina. Muitos são os estudos referentes à importância da aula de campo para a construção do conhecimento e o desenvolvimento do raciocínio lógico dos acadêmicos. Os espaços fora da sala de aula despertam a mente e a capacidade de aprender, pois se caracterizam como espaços estimulantes que, se bem aproveitados, se classificam como um relevante cenário para a aprendizagem.
Confira mais fotos em Galeria.
Autor: Márcia Tomaz
Fonte: Assessoria de Imprensa