Destaques

07.06.2017 às 14:00hs

Professores, alunos e colaboradores do Univag participaram do 2° Colóquio EAD

O Centro Universitário de Várzea Grande realizou, no ultimo sábado (3), a segunda edição do Colóquio de Educação à Distância (EAD) (ISSN Nº 2526-7205). O evento é destinado a professores, pesquisadores e alunos visando o debate sobre as novas tecnologias a para educação à distância.

O Colóquio Univag de Educação à Distância é um evento anual destinado às discussões sobre essa modalidade de ensino no Brasil e, particularmente, na Região Centro-oeste, com o objetivo de proporcionar discussões sobre a EAD, incentivando interessados no assunto a debatê-lo sob diferentes pontos de vista. Os destaques do Colóquio são: o cenário atual da Educação à Distância no estado de Mato Grosso, a docência na modalidade e a integração das tecnologias orientadas para a aprendizagem.

Para o organizador do Colóquio e diretor do Centro de Desenvolvimento em Educação à Distância do Univag, professor Doutor Allan Kozlakowski, a grande importância de eventos como esse é debater a qualidade do ensino à distância. “A ideia foi a de formar um colóquio para interessados em conversar e expor experiências práticas e resultados (parciais ou finais) de pesquisas na área. Dessa forma, o 2º Colóquio trouxe a discussão do rigor científico e acadêmico em diferentes propostas apresentadas e submetidas por escrito. A exposição e a arguição dos pesquisadores geraram perguntas e desenvolvimentos dos presentes”, explicou o professor.

O Colóquio contou com três mesas de discussão que abordaram temas diferentes. A primeira mesa agrupou os trabalhos selecionados com o tema: Políticas Educacionais: alcance e uso da internet em modelos EAD na educação superior.  Na segunda mesa discutiu-se a Tecnologia na EAD: propostas para o ensino-aprendizagem utilizando a plataforma AVA, como apoio à modalidade presencial.  A terceira debateu sobre os diferentes perfis culturais na Era da Sociedade da Informação.

“O Colóquio proporcionou aos participantes diálogos, encontros de saberes entre pesquisadores e troca de experiências entre docentes e discentes, pois muitas pessoas querem saber mais sobre essa modalidade de educação, especialmente sobre a dinâmica no uso dos ambientes virtuais, a interação proposta pelos materiais digitais e sobre a profissionalização para a atuação na EAD. E, nesta na segunda edição, observamos que os ouvintes dialogaram sobre a Educação à Distância, expuseram suas reflexões e experiências vividas e sobre temas relativos ao cenário da EaD”, comentou a professora Dolores Aparecida Garcia, coordenadora Didático-pedagógica do CDEaD.

O 2º Colóquio de EAD do Univag abordou também importância da interação sociocultural mediada pelas plataformas de ensino de idiomas, abrindo novas possibilidades e reflexões ao ensino e à aprendizagem de línguas estrangeiras, no que diz respeito, principalmente, às variedades linguísticas. Em um mundo globalizado, é evidente que a comunicação ocorre com pessoas de diferentes culturas, com dialetos diferentes. Assim, o aprendizado é construído continuamente e, na EAD, é mediado pela interação.

“O 2º Colóquio de EAD também favoreceu a reflexão para o aproveitamento das ferramentas tecnológicas como um elemento decisivo no processo de ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira. Evidenciou-se na fala de alguns professores, a necessidade de contínua formação docente para a utilização dessas ferramentas, bem como a implementação de práticas pedagógicas inovadoras. Outro destaque  do 2º Colóquio de Educação à Distância foi a discussão da formação da consciência sobre o uso da tecnologia: deve ser uma ferramenta aliada à Educação, pois enriquece o aprendizado em todas as áreas do conhecimento” afirmou a Coordenadora do Centro de  Idiomas do Univag, professora Michele Barth Maggi.

https://jgaa.info/public/www/idn/https://jgaa.info/public/www/mpo/https://bosaljournals.com/pages/https://astanait.edu.kz/wp-content/sigmaslot/https://pijarpemikiran.com/https://app.sinarjaya.co.id/sigmaslot/https://www.cienciaecuador.com.ec/https://lnx.gatm.it/analiticaojs/https://www.viguera.com/slot-gacor/https://algede.org/https://jms.ump.edu.pl/public/php/https://mamanimanulhaq.id/demo/https://tangseldaily.com/https://ube.edu.ec/depo10k/https://www.hnpublisher.com/akun-pro-kamboja/http://controlvisible.auditoria.gov.co/pages/sgm-depo/https://ipabhi.org/sigmaslot/https://ktadigitalpgri.org/assets/dist/img/scatter-hitam/http://103.165.243.97/doc/unsign/sigma/https://adrjournalshouse.com/public/js/https://hr.tarunabakti.or.id/system/idn/https://algede.org/wp-content/atmos88/https://rbiad.com.br/sigmaslot/https://membership.iapi-indonesia.org/slot-luar-negeri/https://rdsp.msp.gob.do/https://ktadigitalpgri.org/assets/dist/img/akun-pro/https://caet.inspirees.com/slot-luar/https://ejournal.aibpmjournals.com/gates-of-olympus/http://citaitb.com/idn/https://sibacargo.co.id/storage/akun-pro-thailand/https://masonhq.org/https://www.vertitech.gr/wp-content/situs/https://journalofhealthandcaringsciences.org/idn/https://rbiad.com.br/https://ktadigitalpgri.org/assets/dist/img/slot-zeus/https://hr.tarunabakti.or.id/zeus-slot/https://ktadigitalpgri.org/assets/dist/img/maxwin/https://chiesadellarte.org/https://iojpe.org/thailand/https://fjot.anfe.fr/https://www.remap.ugto.mx/sigmaslot/https://hr.tarunabakti.or.id/luar-negeri/https://arnet.or.id/akun-pro-kamboja/https://hr.tarunabakti.or.id/maxwin/https://ouvidor.rubineia.sp.gov.br/uploads/akun-pro-thailand/https://membership.iapi-indonesia.org/maxwin/https://kabarkalsel.com/uploads/akun-pro-thailand/https://hr.tarunabakti.or.id/idn/http://www.inmedsur.cfg.sld.cu/https://snman.science/https://digital.indef.or.id/https://journal.iapi-indonesia.org/garansi/https://ejournal.usm.my/public/slot-luar-negeri/https://ojs.co.id/wp-content/cache/https://ejournal.usm.my/public/slot-dana/https://www.hama-univ.edu.sy/slot-luar/https://js.lhu.edu.vn/judi-slot-triofus/https://vagas.unimedjau.com.br/storage/slot-depo-10k/https://daurah.arab-um.com/https://publicaciones.svrid.org.ve/https://journals.uab.pt/sugar-rush/https://ojs.didaktik-der-mathematik.de/starlight-princess/https://nv.nung.edu.ua/http://periodicos.unifap.br/https://www.hnpublisher.com/wp-content/slot-gacor-malam-ini//https://www.unjc.cu/depo10k/https://untref.edu.ar/uploads/demo/gates-of-olympus/https://untref.edu.ar/uploads/demo/sweet-bonanza/http://ojs3.bkstm.org/sigma/https://portalderevistas.uam.edu.ni/public/toto-slot/http://www.inmedsur.cfg.sld.cu/https://separcontenidos.es/dana/https://mediapencerahanbangsa.co.id/https://pdamindramayu.co.id/images/luar/https://kirimmurah.co.id/wp-content/scatter-hitam/https://learning.modernland.co.id/git/slot-depo-10k/http://controlvisible.auditoria.gov.co/public/https://ouvidor.rubineia.sp.gov.br/uploads/akun-pro-kamboja/https://ojs.ahe.lodz.pl/pg/https://cstvcnmt.gialai.gov.vn/demo/https://fanorpi.com.br/wp-content/https://conference.vestnik-vsuet.ru/https://bundamediagrup.co.id/wp-includes/mpo/https://bundamediagrup.co.id/wp-includes/sv388/https://editor.co.id/wp-content/akun-pro-kamboja/https://fjot.anfe.fr/js/https://www.unjc.cu/akun-pro-kamboja/https://jltl.com.tr/idnslot/https://www.unjc.cu/sigmaslot/https://reg-hcuconf.hcu.ac.th/conf2024/public/css/https://isnujatim.org/slot-dana/https://asianmedjam.com/akun-pro-kamboja/https://esic.novacanaapaulista.sp.gov.br/uploads/sigmaslot/https://www.rollingcarbon.org/https://asianmedjam.com/slot-deposit-pulsa/https://apps.phar.ubu.ac.th/nc/doc_files/bet/https://vagas.unimedjau.com.br/storage/slot-dana/https://www.sa-ijas.org/sweet-bonanza/https://journal.shamlands.sy/pages/io/https://vagas.unimedjau.com.br/storage/slot-luar-negeri/https://ojs.hospitalelcruce.org/pages/slot-luar-negeri/https://iojpe.org/atmos88/https://cwsconsulting.id/assets/uploads/slot-depo-10k/https://www.viguera.com/slot-kamboja/https://esic.novacanaapaulista.sp.gov.br/pro//https://journalofhealthandcaringsciences.org/atm88/https://vagas.unimedjau.com.br/storage/sigmaslot/https://lpmpkalbar.id/assets/depo10k/https://www.unjc.cu/sweet-bonanza/https://caet.inspirees.com/scatter-hitam/http://citaitb.com/text/dana/http://citaitb.com/text/pro/https://algede.org/