O Centro Universitário de Várzea Grande realizou, no ultimo sábado (3), a segunda edição do Colóquio de Educação à Distância (EAD) (ISSN Nº 2526-7205). O evento é destinado a professores, pesquisadores e alunos visando o debate sobre as novas tecnologias a para educação à distância.
O Colóquio Univag de Educação à Distância é um evento anual destinado às discussões sobre essa modalidade de ensino no Brasil e, particularmente, na Região Centro-oeste, com o objetivo de proporcionar discussões sobre a EAD, incentivando interessados no assunto a debatê-lo sob diferentes pontos de vista. Os destaques do Colóquio são: o cenário atual da Educação à Distância no estado de Mato Grosso, a docência na modalidade e a integração das tecnologias orientadas para a aprendizagem.
Para o organizador do Colóquio e diretor do Centro de Desenvolvimento em Educação à Distância do Univag, professor Doutor Allan Kozlakowski, a grande importância de eventos como esse é debater a qualidade do ensino à distância. “A ideia foi a de formar um colóquio para interessados em conversar e expor experiências práticas e resultados (parciais ou finais) de pesquisas na área. Dessa forma, o 2º Colóquio trouxe a discussão do rigor científico e acadêmico em diferentes propostas apresentadas e submetidas por escrito. A exposição e a arguição dos pesquisadores geraram perguntas e desenvolvimentos dos presentes”, explicou o professor.
O Colóquio contou com três mesas de discussão que abordaram temas diferentes. A primeira mesa agrupou os trabalhos selecionados com o tema: Políticas Educacionais: alcance e uso da internet em modelos EAD na educação superior. Na segunda mesa discutiu-se a Tecnologia na EAD: propostas para o ensino-aprendizagem utilizando a plataforma AVA, como apoio à modalidade presencial. A terceira debateu sobre os diferentes perfis culturais na Era da Sociedade da Informação.
“O Colóquio proporcionou aos participantes diálogos, encontros de saberes entre pesquisadores e troca de experiências entre docentes e discentes, pois muitas pessoas querem saber mais sobre essa modalidade de educação, especialmente sobre a dinâmica no uso dos ambientes virtuais, a interação proposta pelos materiais digitais e sobre a profissionalização para a atuação na EAD. E, nesta na segunda edição, observamos que os ouvintes dialogaram sobre a Educação à Distância, expuseram suas reflexões e experiências vividas e sobre temas relativos ao cenário da EaD”, comentou a professora Dolores Aparecida Garcia, coordenadora Didático-pedagógica do CDEaD.
O 2º Colóquio de EAD do Univag abordou também importância da interação sociocultural mediada pelas plataformas de ensino de idiomas, abrindo novas possibilidades e reflexões ao ensino e à aprendizagem de línguas estrangeiras, no que diz respeito, principalmente, às variedades linguísticas. Em um mundo globalizado, é evidente que a comunicação ocorre com pessoas de diferentes culturas, com dialetos diferentes. Assim, o aprendizado é construído continuamente e, na EAD, é mediado pela interação.
“O 2º Colóquio de EAD também favoreceu a reflexão para o aproveitamento das ferramentas tecnológicas como um elemento decisivo no processo de ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira. Evidenciou-se na fala de alguns professores, a necessidade de contínua formação docente para a utilização dessas ferramentas, bem como a implementação de práticas pedagógicas inovadoras. Outro destaque do 2º Colóquio de Educação à Distância foi a discussão da formação da consciência sobre o uso da tecnologia: deve ser uma ferramenta aliada à Educação, pois enriquece o aprendizado em todas as áreas do conhecimento” afirmou a Coordenadora do Centro de Idiomas do Univag, professora Michele Barth Maggi.