Destaques

07.06.2017 às 14:00hs

Professores, alunos e colaboradores do Univag participaram do 2° Colóquio EAD

O Centro Universitário de Várzea Grande realizou, no ultimo sábado (3), a segunda edição do Colóquio de Educação à Distância (EAD) (ISSN Nº 2526-7205). O evento é destinado a professores, pesquisadores e alunos visando o debate sobre as novas tecnologias a para educação à distância.

O Colóquio Univag de Educação à Distância é um evento anual destinado às discussões sobre essa modalidade de ensino no Brasil e, particularmente, na Região Centro-oeste, com o objetivo de proporcionar discussões sobre a EAD, incentivando interessados no assunto a debatê-lo sob diferentes pontos de vista. Os destaques do Colóquio são: o cenário atual da Educação à Distância no estado de Mato Grosso, a docência na modalidade e a integração das tecnologias orientadas para a aprendizagem.

Para o organizador do Colóquio e diretor do Centro de Desenvolvimento em Educação à Distância do Univag, professor Doutor Allan Kozlakowski, a grande importância de eventos como esse é debater a qualidade do ensino à distância. “A ideia foi a de formar um colóquio para interessados em conversar e expor experiências práticas e resultados (parciais ou finais) de pesquisas na área. Dessa forma, o 2º Colóquio trouxe a discussão do rigor científico e acadêmico em diferentes propostas apresentadas e submetidas por escrito. A exposição e a arguição dos pesquisadores geraram perguntas e desenvolvimentos dos presentes”, explicou o professor.

O Colóquio contou com três mesas de discussão que abordaram temas diferentes. A primeira mesa agrupou os trabalhos selecionados com o tema: Políticas Educacionais: alcance e uso da internet em modelos EAD na educação superior.  Na segunda mesa discutiu-se a Tecnologia na EAD: propostas para o ensino-aprendizagem utilizando a plataforma AVA, como apoio à modalidade presencial.  A terceira debateu sobre os diferentes perfis culturais na Era da Sociedade da Informação.

“O Colóquio proporcionou aos participantes diálogos, encontros de saberes entre pesquisadores e troca de experiências entre docentes e discentes, pois muitas pessoas querem saber mais sobre essa modalidade de educação, especialmente sobre a dinâmica no uso dos ambientes virtuais, a interação proposta pelos materiais digitais e sobre a profissionalização para a atuação na EAD. E, nesta na segunda edição, observamos que os ouvintes dialogaram sobre a Educação à Distância, expuseram suas reflexões e experiências vividas e sobre temas relativos ao cenário da EaD”, comentou a professora Dolores Aparecida Garcia, coordenadora Didático-pedagógica do CDEaD.

O 2º Colóquio de EAD do Univag abordou também importância da interação sociocultural mediada pelas plataformas de ensino de idiomas, abrindo novas possibilidades e reflexões ao ensino e à aprendizagem de línguas estrangeiras, no que diz respeito, principalmente, às variedades linguísticas. Em um mundo globalizado, é evidente que a comunicação ocorre com pessoas de diferentes culturas, com dialetos diferentes. Assim, o aprendizado é construído continuamente e, na EAD, é mediado pela interação.

“O 2º Colóquio de EAD também favoreceu a reflexão para o aproveitamento das ferramentas tecnológicas como um elemento decisivo no processo de ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira. Evidenciou-se na fala de alguns professores, a necessidade de contínua formação docente para a utilização dessas ferramentas, bem como a implementação de práticas pedagógicas inovadoras. Outro destaque  do 2º Colóquio de Educação à Distância foi a discussão da formação da consciência sobre o uso da tecnologia: deve ser uma ferramenta aliada à Educação, pois enriquece o aprendizado em todas as áreas do conhecimento” afirmou a Coordenadora do Centro de  Idiomas do Univag, professora Michele Barth Maggi.

503 Service Unavailable

Service Unavailable

The server is temporarily unable to service your request due to maintenance downtime or capacity problems. Please try again later.

Additionally, a 503 Service Unavailable error was encountered while trying to use an ErrorDocument to handle the request.