Destaques

07.06.2017 às 14:00hs

Professores, alunos e colaboradores do Univag participaram do 2° Colóquio EAD

O Centro Universitário de Várzea Grande realizou, no ultimo sábado (3), a segunda edição do Colóquio de Educação à Distância (EAD) (ISSN Nº 2526-7205). O evento é destinado a professores, pesquisadores e alunos visando o debate sobre as novas tecnologias a para educação à distância.

O Colóquio Univag de Educação à Distância é um evento anual destinado às discussões sobre essa modalidade de ensino no Brasil e, particularmente, na Região Centro-oeste, com o objetivo de proporcionar discussões sobre a EAD, incentivando interessados no assunto a debatê-lo sob diferentes pontos de vista. Os destaques do Colóquio são: o cenário atual da Educação à Distância no estado de Mato Grosso, a docência na modalidade e a integração das tecnologias orientadas para a aprendizagem.

Para o organizador do Colóquio e diretor do Centro de Desenvolvimento em Educação à Distância do Univag, professor Doutor Allan Kozlakowski, a grande importância de eventos como esse é debater a qualidade do ensino à distância. “A ideia foi a de formar um colóquio para interessados em conversar e expor experiências práticas e resultados (parciais ou finais) de pesquisas na área. Dessa forma, o 2º Colóquio trouxe a discussão do rigor científico e acadêmico em diferentes propostas apresentadas e submetidas por escrito. A exposição e a arguição dos pesquisadores geraram perguntas e desenvolvimentos dos presentes”, explicou o professor.

O Colóquio contou com três mesas de discussão que abordaram temas diferentes. A primeira mesa agrupou os trabalhos selecionados com o tema: Políticas Educacionais: alcance e uso da internet em modelos EAD na educação superior.  Na segunda mesa discutiu-se a Tecnologia na EAD: propostas para o ensino-aprendizagem utilizando a plataforma AVA, como apoio à modalidade presencial.  A terceira debateu sobre os diferentes perfis culturais na Era da Sociedade da Informação.

“O Colóquio proporcionou aos participantes diálogos, encontros de saberes entre pesquisadores e troca de experiências entre docentes e discentes, pois muitas pessoas querem saber mais sobre essa modalidade de educação, especialmente sobre a dinâmica no uso dos ambientes virtuais, a interação proposta pelos materiais digitais e sobre a profissionalização para a atuação na EAD. E, nesta na segunda edição, observamos que os ouvintes dialogaram sobre a Educação à Distância, expuseram suas reflexões e experiências vividas e sobre temas relativos ao cenário da EaD”, comentou a professora Dolores Aparecida Garcia, coordenadora Didático-pedagógica do CDEaD.

O 2º Colóquio de EAD do Univag abordou também importância da interação sociocultural mediada pelas plataformas de ensino de idiomas, abrindo novas possibilidades e reflexões ao ensino e à aprendizagem de línguas estrangeiras, no que diz respeito, principalmente, às variedades linguísticas. Em um mundo globalizado, é evidente que a comunicação ocorre com pessoas de diferentes culturas, com dialetos diferentes. Assim, o aprendizado é construído continuamente e, na EAD, é mediado pela interação.

“O 2º Colóquio de EAD também favoreceu a reflexão para o aproveitamento das ferramentas tecnológicas como um elemento decisivo no processo de ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira. Evidenciou-se na fala de alguns professores, a necessidade de contínua formação docente para a utilização dessas ferramentas, bem como a implementação de práticas pedagógicas inovadoras. Outro destaque  do 2º Colóquio de Educação à Distância foi a discussão da formação da consciência sobre o uso da tecnologia: deve ser uma ferramenta aliada à Educação, pois enriquece o aprendizado em todas as áreas do conhecimento” afirmou a Coordenadora do Centro de  Idiomas do Univag, professora Michele Barth Maggi.

https://untref.edu.ar/uploads/demo/gates-of-olympus/https://untref.edu.ar/uploads/demo/sweet-bonanza/https://fjot.anfe.fr/https://tokorumput.com/wp-content/slot-depo-10k/https://classyfm.co.id/frontend/sigmaslot/https://nrais.dgda.gov.bd/public/pasarantogel2https://revistas.unap.edu.pe/demo-slot-zeus-vs-hades/https://revistas.unap.edu.pe/slot-kamboja-bet-100/https://jltl.com.tr/zeus-slot/https://mediapencerahanbangsa.co.id/https://optimum.uwb.edu.pl/docs/mpo/https://newhealthconcept.net/wp-includes/demo-slot-zeus-vs-hades/https://sijms.szabist-isb.edu.pk/wp-includes/pasarantogel2/https://journals.asmarya.edu.ly/pasarantogel2/https://pdamindramayu.co.id/images/luar/https://pdamindramayu.co.id/demo/https://learning.modernland.co.id/git/slot-depo-10k/https://newhealthconcept.net/wp-content/akun-pro-kamboja/https://bundamediagrup.co.id/zeus/https://bundamediagrup.co.id/luar-negeri/https://bundamediagrup.co.id/maxwin-pragmatic/https://bundamediagrup.co.id/khmer/slot/https://khnnra.edu.ua/wp-includes/demo-slot-zeus-vs-hades/https://khnnra.edu.ua/wp-content/akun-pro-platinum/https://vtik.net/slot-kamboja/index.phphttps://aihc.amexihc.org/toto/http://himatikauny.org/wp-includes/zeus/https://iedi.edu.br/wp-includes/slot-kamboja-bet-100/https://iedi.edu.br/wp-content/bandito/https://www.unjc.cu/starlight-princess/https://www.unjc.cu/demo-slot-zeus-vs-hades/https://cstvcnmt.gialai.gov.vn/demo/https://sedimentologia.org.ar/slot-depo-10k/https://conference.vestnik-vsuet.ru/https://bundamediagrup.co.id/wp-includes/mpo/https://bundamediagrup.co.id/wp-includes/sv388/http://himatikauny.org/wp-includes/akun-pro-platinum/https://procesolocal2024.ieebcs.org.mx/vendor/zeus-vs-hades-demo/http://himatikauny.org/wp-content/slot-kamboja-bet-100/https://procesolocal2024.ieebcs.org.mx/js/https://journal.dntb.gov.ua/slot-depo-10k/https://fjot.anfe.fr/js/https://blog.indoamerica.edu.ec/wp-includes/slot-kamboja-bet-100/https://investigacion.indoamerica.edu.ec/wp-content/wild-bandito/https://portalderevistas.uam.edu.ni/public/zeus-vs-hades/https://portalderevistas.uam.edu.ni/public/pasarantogel2/https://perhepi.org/fae/akun-pro-jepang/https://ejournal.aibpmjournals.com/gates-of-olympus/https://ucardioj.com.ua/classes/https://ois.unsa.ba/wild-bandito/https://journals.qmu.ac.uk/controllers/https://journals.qmu.ac.uk/classes/https://ucardioj.com.ua/slot-depo-10k/https://journals.qmu.ac.uk/sv388/https://journals.qmu.ac.uk/api/depo-10k/https://ois.unsa.ba/slot-deposit-pulsa/http://103.165.243.97/doc/git/https://www.chiesadellarte.org/https://www.rollingcarbon.org/https://www.savebugomaforest.org/https://www.sigmaslot-profil.com/https://www.doxycycline365.com/https://thailottonew.site/https://hipnose.in/https://tennishope.orghttps://serenityprime.net/https://revista.farol.edu.br/uploads/pt2/https://civitic.indoamerica.edu.ec/wp-includes/pasarantogel2/https://journals.uol.edu.pk/classes/pasarantogel2/http://snabm.unim.ac.id/api/http://snabm.unim.ac.id/classes/slot-luar-negeri/http://103.165.243.97/doc/unsign/akun-pro-platinum/http://103.165.243.97/doc/word/mposlot/https://352spb.edusite.ru/slot-depo-10k/https://bundamediagrup.co.id/depo10k/https://loa.tsipil-uii.ac.id/sg-gacor/http://snabm.unim.ac.id/depo-10k/http://snabm.unim.ac.id/lib/slot-maxwin/http://103.165.243.97/doc/luar-negeri/http://103.165.243.97/doc/sign/slot-thailand/http://103.165.243.97/doc/before_tte/zeus-slot/https://appv2.tanahlautkab.go.id/doc/mpo/https://www.chuka.ac.ke/gates-of-olympus-1000/http://103.165.243.97/doc/kamboja/http://mysimpeg.gowakab.go.id/mysimpeg/bangkomplit/http://mysimpeg.gowakab.go.id/toto/http://mysimpeg.gowakab.go.id/mysimpeg/maxwin/https://jurnal.jsa.ikippgriptk.ac.id/public/luar/https://www.unjc.cu/sweet-bonanza/http://103.165.243.97/doc/dana/