Acadêmicos do curso Ciências Biológicas do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) participaram no ultimo dia 20 de uma aula de campo no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães. A aula foi guiada pelos professores Mestre Wilian de Oliveira Rocha, Doutora Ermelinda Maria De Lamonica Freire e Mestre Cezar Clemente.
O Parque Nacional de Chapada dos Guimarães é referencia do cerrado brasileiro por possuir inúmeras qualidades de plantas, além de nascentes de vários rios de Mato Grosso. Durante a aula os professores percorreram com os alunos diversas trilhas, entre elas, a trilha da Cachoeira Véu de Noiva e as trilhas da Cachoeirinha e Cachoeira dos Namorados. Nestes percursos, os professores ensinaram de forma prática, a identificação de diversas espécies vegetais nativas do Cerrado e suas famílias, além de identificarem diferentes tipos de caules, folhas e frutos encontrados.
Os alunos aprenderam a identificar diferentes fitofisionomias da savana brasileira (cerrado) na unidade de conservação, conforme diferentes classificações propostas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e demais pesquisadores brasileiros. E ainda, realizaram a avaliação e interpretação prévia de impactos ambientais presentes nestas trilhas e cursos d’água (IAPI – Índice de Atratividade de Pontos Interpretativos), para gerar subsídios à proposta de um projeto de pesquisa destinado à avaliação ambiental destes percursos e córregos abordados.
Entre as atividades propostas, os discentes praticaram a alocação de métodos de amostragem de vegetação, instalando parcelas junto aos alunos de Iniciação Científica do Ciclo 2016/2017 do Univag. Eles estão realizando uma pesquisa científica nas áreas de veredas da região da Mata Fria, dentro do PARNA Chapada dos Guimarães, para estudo populacional de espécies de Paepalanthus e suas relações com fatores ambientais.
Tanto o projeto de pesquisa quanto a aula prática foram devidamente autorizados conforme a legislação vigente pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) que, administra o parque em questão. Os professores responsáveis pela aula aproveitam para agradecer a disponibilidade e auxilio da equipe do ICMBio em relação às aulas de campo e pesquisa científica realizadas pelo Univag no perímetro desse parque, contribuindo assim, para o aprimoramento das competências profissionais dos alunos do Curso de Ciências Biológicas do Univag.
Diferencias do curso
O Univag tem como principal objetivo formar profissional generalista, crítico, ético e cidadão com espírito de solidariedade, consciente da necessidade de atuar com qualidade e responsabilidade em prol da conservação e manejo da biodiversidade, políticas de saúde, meio ambiente, biotecnologia, bioprospecção, biossegurança, gestão ambiental, tanto nos aspectos técnico-científicos, quanto na formulação de políticas, tornar-se agente transformador da realidade presente, na busca de melhoria da qualidade de vida.
O curso de Ciências Biológicas capacitará o aluno a formular, elaborar e executar projetos, estudos e pesquisa científicas básicas e aplicadas nos diversos campos e setores ligados à área de Biologia e áreas correlatas, a atuar na conservação, preservação, saneamento com vistas à melhoria de qualidade do meio ambiente. Além de projetar e planejar a utilização do meio, como forma de manutenção dos sistemas vivos, por meio do conhecimento e desenvolvimento de tecnologias específicas para a preservação da cultura e dos ecossistemas mato-grossenses.
Fonte: Coordenação de Biologia e Assessoria de Imprensa Univag