Alunos do 3° semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) produziram bancos de eucalipto, através do projeto integrador em Arquitetura III. Com design diferente e moderno, os bancos chamaram a atenção de quem passou pelo bloco D.
“Neste semestre o perfil formativo a ser desenvolvido é a solidariedade no exercício da cidadania, bem como o perfil empreendedor. Dessa forma, neste projeto integrador os professores sugeriram uma proposta de criação de bancos para uma praça, para isso foi necessário escolher um material que resista a intempéries e através de pesquisas e estudos, chegaram à madeira de eucalipto. Os alunos aceitaram o desafio. O design do banco não foi pré-estabelecido, foi tudo criação dos alunos”, conta a coordenadora, professora Mestre Carmelina Suquerê.
A ideia inicial era implantar os bancos em uma praça da cidade, mas por razões burocráticas não foi possível. A instituição deverá receber as doações dos alunos e instalar no campus.
A coordenadora ressalta que o curso desenvolve a responsabilidade social com os alunos em cada semestre. E a proposta do projeto integrador de Arquitetura e Urbanismo é criar algo que possa ser útil à comunidade. O 6° semestre, por exemplo, já realizou a reforma de duas creches em Várzea Grande, entre outros trabalhos. “A ideia dos integradores é desenvolver algo que possa ser doado posteriormente para a população. E às vezes encontramos dificuldades de onde e como doar. Agora, com o Univag Social, teremos mais apoio e suporte para destinar nossos trabalhos”, cita a professora.
O projeto integrador faz parte da grade curricular dos cursos ofertados pelo Univag. Com uma metodologia ativa, os alunos colocam em prática as teorias aprendidas em sala de aula, desenvolvendo habilidades voltadas para sua área de formação com foco no empreendedorismo.
Arquitetura e Urbanismo Univag
O objetivo do curso do Univag é formar profissionais hábeis e competentes para o exercício legal da Arquitetura e Urbanismo, com sólida formação científica, profissional e específica que o capacite a identificar, formular e solucionar problemas relacionados às atividades de projetos, concepção e execução de obras. Este profissional deve levar em conta os aspectos tecnológicos, humanos, econômicos, sociais, legais, ambientais e de segurança, com visão ética e humanista em atendimento às demandas da sociedade. “Desde o primeiro semestre os alunos são capacitados com aulas práticas. Em cada semestre é trabalhado uma competência de acordo com a disciplina”, cita a professora Carmelina.
O Egresso estará apto a coordenar e atuar em equipes multidisciplinares, com desenvoltura e assertividade na comunicação oral e escrita. A inovação deve sempre estar presente na atuação deste futuro profissional, aliada à visão crítica para a tomada de decisão.