Várzea Grande mais uma vez surpreendeu os organizadores do Multiação. Realizado no último sábado (05), no miniestádio Senador Jonas Pinheiro, no Bairro Vila Arthur, em Várzea Grande, o projeto social realizou mais de oito mil atendimentos gratuitos para população em diversas áreas da saúde, cidadania, educação, empreendedorismo e cultura. O Multiação é uma iniciativa da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), TV Centro América e conta com o apoio de empresas e entidades parceiras que juntos estão fazendo a diferença na vida da comunidade.
OS serviços de saúde foram os mais procurados, 300 senhas foram distribuídas em várias especialidades médicas e mesmo assim os parceiros que ofertam os serviços realizaram muitos atendimentos sem senhas devido a grande procura da população. Moradores chegaram de madrugada e dormiram na fila para garantir o atendimento. A jovem Nadia Marceli dos Santos, de 18 anos, com um bebê de 1 anos e 3 meses, chegou às 4h da manhã para garantir uma vaga com pediatra, um dos serviços de saúde ofertados pelo Univag.
“Aqui no bairro só temos um posto de saúde e tem só 10 vagas por semana, é muito difícil conseguir. Eu vim de madrugada porque precisava de uma consulta para meu bebê e sabia que aqui eu ia conseguir hoje mesmo e agora vou fazer o acompanhamento dele com pediatra na Clínica Univag. Nós precisamos muito aqui, o Multiação foi um presente para nós”, conta Nadia.
Para os moradores, uma verdadeira festa de cidadania que reuniu desde a garotada até os mais idosos. O Multiação, que conta com 40 tipos diferentes de serviços para toda a família.
“Hoje estivemos presente em mais um Multiação. De 22 pessoas atendidas pela equipe de Odontologia do Univag, nove foram encaminhadas a Clínica Integrada para investigação diagnóstica (citologia, biopsia, radiografia), através da disciplina ‘Clinica de diagnostico em Odontologia’. Estamos tendo resultados positivos no Multiação, isso mostra que a população está tendo consciência de prevenção ao câncer bucal”, conta professora de Ciências Odontológicas, Diurianne Caroline Campos.
Além dos serviços de odontologia, o Univag ofertou ginecologia e pediatria. Os alunos de estética também estavam presentes ofertando modelagem de sobrancelha e quick massagem. Biomedicina e Farmácia com tipagem sanguínea, teste de glicemia e aferição de pressão. Radiologia, com exames de raios-X e Fisioterapia, que fez sucesso com a terceira idade ofertando exercício para saúde dos idosos.
Quem buscava orientações sobre uma alimentação saudável e balanceada também encontrou no Multiação. Os alunos do curso de Nutrição fizeram avaliação nutricional para toda a comunidade que passou pela tenda.
Com mais de 30 parceiros, o Multiação é um projeto que leva cidadania para a população mais carente da Baixada Cuiabana. No Villa Arthur, o projeto contou com atendimentos de saúde, cadastro para vagas de emprego e estágio, vacina, capacitação profissional doação de óculos, degustação de café, doação de mudas de árvores, corte de cabelo, jogos educativos e brincadeiras para as crianças.
Autor: Márcia Tomaz
Fonte: Assessoria de Imprensa