Entre os dias 17 a 20 de outubro de 2017 aconteceu no Univag, o VI Simpósio Mato-grossense de Engenharia Ambiental e II Encontro dos Engenheiros Ambientais de Mato Grosso, ambos eventos organizados pela Coordenação e professores do curso de Engenharia Ambiental. A realização destes marcou também a comemoração dos 10 anos do curso na instituição.
“A Engenharia Ambiental é muita ampla, a ideia é mostrar para nossos alunos as áreas onde eles podem atuar. A cada edição nós buscamos trazer palestrantes de diversas áreas, nesta edição contamos somente com Engenheiros Ambientais como palestrantes, estando entre eles egressos do Curso que já estão inseridos no mercado de trabalho, como funcionários de outras empresas e também proprietários de empresas, porque o Engenheiro Ambiental também poder ser um empreendedor”, explica a Coordenadora do Curso, Professora Doutora Kelly Dayana Benedet Maas.
Durante a semana, os participantes tiveram a oportunidade de ouvir várias palestras e informações da área técnica, com conteúdo teórico e prático. “É um evento que dá uma visão de mercado, porque é uma área muito ampla e a gente não tem essa noção. Através das palestras é possível mostrar as diversas áreas que podemos seguir, nos dá um direcionamento de qual área atuar”, destaca a acadêmica do 9° semestre de Engenharia Ambiental, Isabelly Cristine Ferraz de Araujo.
A egressa Anne Ediane da Silva, formada há pouco mais de um ano, já se tornou empreendedora e também participou do evento. “Eu participo desse evento desde o meu primeiro semestre, quando entrei para Universidade, e hoje vim como palestrante falar um pouco do meu trabalho e do campo onde escolhi atuar. Eu sempre achei muito importante esse contato, a ampliação do conhecimento da profissão do Engenheiro Ambiental, e esse evento dá essa aproximação para os estudantes, abre nossos olhos para os campos que podemos atuar”, avalia a egressa.
A programação do evento foi composta por palestras e mini cursos onde foram abordadas diferentes áreas de atuação do Engenheiro Ambiental: Certificação e Construções Sustentáveis; Gestão e tratamento de resíduos: Aterro sanitário; Licenciamento Ambiental; Tecnologias para drenagem; Coleta, amostragem e qualidade da água; Empreendedorismo Sustentável; Uso de águas residuárias no desenvolvimento de espécie florestal, além do fechamento do evento com a mesa redonda realizada no II Encontro dos Engenheiros Ambientais formada pela Associação Nacional dos Engenheiros Ambientais, Associação dos Engenheiros Ambientais de Mato Grosso, Coordenação do curso e alunos egressos atuantes em diferentes áreas.
Autor: Márcia Tomaz
Fonte: Assessoria de Imprensa