Profissionais Biólogos e acadêmicos do curso de Ciências Biológicas do Univag Centro Universitário participaram do ‘XXIV Congresso Nacional de Criminalística, VII Congresso Internacional de Perícia Criminal e XXIV Exposição de Tecnologias Aplicadas à Criminalística’ em Florianópolis (SC), no período de 02 a 06 de outubro. Na oportunidade professores e alunos apresentaram trabalhos científicos importantes da área de criminalística. O evento contou a presença de profissionais biólogos e também da Perícia Oficial e Identificação Técnica de Mato Grosso (POLITEC), que dão suporte a pesquisa acadêmica.
Foram apresentados quatro trabalhos nesse evento com as seguintes temáticas: 1-Dípteros Muscomorphos de interesse forense identificados em amostras de carcaças de suínos (suidae: sus scrofa) na região do cerrado mato-grossense – Brasil; 2 - Animais silvestres mato-grossenses identificados por meio de sequências mitocondriais utilizados no combate aos crimes contra a fauna; 3 - Estudos preliminares de sucessão ecológica e identificação da fauna entomológica de interesse forense na região centro oeste do Brasil e 4 - Anóxia: a ação do oxigênio na aceleração do processo de decomposição cadavérica.
“Essa é uma das inúmeras” áreas de atuação do profissional Biólogo, que é a área Forense e tem grande importância e relevância para pesquisa científica, principalmente em nosso Estado, onde a atuação do biólogo ainda é pouco observada nessa área que atuamos e ainda pouco explorada. A entomologia forense tem várias aplicações que podem incluir caracterização de casos de abuso físico (principalmente de crianças e idosos); delineamento de rotas de narcotráfico, ajuda na determinação da causa da morte, identificação do cadáver e localização e hora da morte”, explica o Professor Diniz Pereira.
Os pesquisadores deste projeto tiveram sob a coordenação do professor Diniz e da Professora Doutora Elisangela Santana de Oliveira Dantas. Ambos atuam na área da ‘Entomologia Forense’, trabalhando principalmente com dípteros (moscas) e coleópteros (besouros). Atualmente o professor Diniz, vem desenvolvendo pesquisa na área de ‘Micologia Forense’, pretendendo instituir mais esta ferramenta nova e pouco explorada na região Centro Oeste do país, e que contribuirá para a perícia criminal.
“O Curso de Ciências Biológicas do Univag, possui em sua matriz curricular a disciplina de ‘Biologia Forense’, onde os acadêmicos tem a oportunidade de compreender a elucidação de crimes referente à entomologia forense, botânica forense dentre outros conceitos referentes à área forense, onde o Biólogo pode também atuar em sua vida profissional. Os trabalhos apresentados contou com co-autoria de alunos do curso de Ciências Biológicas da instituição, Jozeilton Dantas Bandeira, David Martinho da Silva e Sara Pereira Bragança o qual estão desenvolvendo seus Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), nesta área de pesquisa”, explica o professor.
Diniz teve quatro trabalhos publicados com temas em Perícia Forense, abordando objetos de estudo enfocados na disciplina de mesmo nome ministrada no Curso. Os artigos publicados no ano de 2016 e 2017 por ele são os seguintes: Aquatic Phoretic Mites (Acari Hydrachnidia), 2016, Genetic identification of necrophagous diptera forensic, 2016, Identificação de Espécies de Animais Silvestres, 2017, Species composition and fauna distribution mosquitoes, 2017.
“Eu parabenizo o professor, pois além desse evento tem outras produções de artigos científicos relevantes na área de Micologia, Entomologia forense e agora de Micologia forense, área de atuação como profissional Biólogo. Nossos cumprimentos ao professor que muito contribui com vários cursos do Univag bem como o Curso de Ciências Biológicas, ministrando cursos, palestras, participando de Projetos Integradores e orientando em Iniciação Científica”, destaca a Coordenadora do Curso Professora Mestra Márcia Nassarden.
Segue abaixo os artigos:
Autor: Márcia Tomaz
Fonte: Assessoria de Imprensa