05 de junho de 2014, Várzea Grande, Centro Universitário Univag. A abertura do evento é dirigida pela mestre de cerimônia Aline Cossetin, tendo como convidados Guilherme Pirajá e Amauri Lobo, presentes também a coordenação do curso de Comunicação Social Janaina Pedrotti e professor orientador do MixCom Caique Loureiro.
Palestrantes:
Guilherme Pirajá: Redator e criativo da Invent comunicação a mais de três anos. Trabalha com publicidade desde 2004 e já passou por agências de Cuiabá como: Genius, FCS e Faz Ideias.
Prêmios: TVCA, Central do Outdoor, Profissional do ano 2013 do prêmio Gazeta, Diversos Prêmios Print e Prêmio Latino Americano de Inovação em Shopping Centers.
Clientes como: Lojas Avenida e Giovanna Calçados, Governo do Estado de Mato Grosso, Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso. Prefeitura de Cuiabá e Pontes e Lacerda entre outros.
Amauri Lobo: Doutor em Pedagogia Social na Universidade Siegen, Alemanha, 2004 - 2006. Pós Graduação em Dinâmica e Ocupação dos Estados em Mato Grosso (UNIC), 2004, Graduação em Ciências Sociais, Habilitação em Sociologia (Unirondon) 2003. Jornalismo Profissional, Inglês e Alemão Fluentes, Espanhol funcional.
Coordenação Executiva de Planos de Ação, Desenvolvimento e Gestão de Equipes, Planejamento de Marketing, Planejamento de Áreas de Negociais, Planejamento de Politicas Sociais e Educacionais, Estruturação de Novas áreas de Negócios, Desenvolvimento e Gestão de Equipes, Elaboraçãode Projetos de Captação e Gestão de Projetos.
Desde a década de 1980 atuando em Comunicação e Marketing e Planejamento, passou pelas agências:
- Casa D'Ideias Propaganda e Marketing;
- Campanha Francis Maris Prefeito de Cáceres;
- Secretaria de Estado de Logística Intermodal de transportes (MT);
-Agência Estadual de Execução dos Projetos da Copa FIFA 2014 - AGECOPA;
- SEPLAN MT e SAI/TCE MT;
- Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (MT);
- Principais Agências de Publicidade de Cuiabá - MT
A palestra foi iniciadapor Amauri Lobo, falando sobre Marketing e Propaganda, Amauri falou sobre a iniciação da propaganda no Brasil através da revolução industriale a multipllicação da televisão no país, o publicitário abortou pontos sobre preços, mudanças de comportamento e público.
Amauri Lobo falou também sobre a diferença entre o Marketing e a propaganda, conceitos as em momentos mal compreendidos, mas que possuem diferenças e técnicas que saõ essenciais para que um profissional da comunicação possa realizar seus trabalhos. Agências de publicidade e propaganda foram fontes para diversos conceitos relacionados ao mercado do trabalho, trazendo a realidade do mercado para os acadêmicos que esperam uma mudança de vida após formados e já profissionais da área.
Lobo destrinchou o funcionamento de uma agência e a importância de cada certo, esclarecendo a rotina e a importância de cada setor e como é o fluxo de trabalho em agências em que já passou dentro da cidade de Cuiabá (MT).
Guilherme Pirajá recebeu o microfone e de forma descontraida falou sobre a sua visão em relação ao mundo da publicidade. Guilherme focou em criatividade, "Oque é uma boa ideia? Ressaltou toda a importância do conhecimento sobre marketing e planejamento, funções extremamente relevantes no dia a dia.
Grandes ideias surgem de grandes problemas - Guilherme Pirajá
Persuadir, aprender, focar e valorizar a ideia mais boba por pior que ela seja sempre há uma forma de transforma-la em algo extraordinário utilizando técnicas para isso como referencias mudar a rotina, improvisar e errar, passando pelo processo criativo e a forma como ele deve ser tratado, que é na ideia de que tudo tem seu tempo, principalmente para grandes ou pequenas ideias e o processo criativo segue este caminho, cada um desenvolve de uma forma e ao seu tempo.
Evento concitnua no Dia 06/06/2014 ás 19:30 Tema: As novas mídias e o processo prático de criação em vídeo
Fonte: http://integreagencia.blogspot.com.br/2014/06/mixcom-2014-publicidade-e-propaganda.html
Por: Kleberson Campos (@klebersonMBC) acadêmicos de relações públicas / 5º semestre