Os alunos do 6º semestre de Arquitetura e Urbanismo do Univag - Centro Universitário de Várzea Grande revitalizaram quatro salas de aula do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) - Professora Eleuza Maria Souza Santos, localizada no bairro São João, em Várzea Grande. O trabalho faz parte do Projeto Integrador em Arquitetura VI, que ao todo já foram contempladas quatro creches.
A entrega das novas estruturas físicas foi realizada no dia 18 de junho. As salas de aula foram reformadas e projetadas com novos ambientes, didáticos, atrativos, práticos e inovadores, para atender os 80 alunos matriculados na CMEI.
Para a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo do Univag, professora MSc. Carmelina Suquerê de Moraes, essas ações desenvolvidas em parceria com a Secretaria de Educação e a Prefeitura de Várzea Grande permitem aos acadêmicos vivencias pré-profissionais ainda na graduação.
"A materialização desse projeto é o grande diferencial, porque trabalha o empreendedorismo, trabalha a questão do cunho social, porque os alunos estão lidando com crianças, principalmente. Então o perfil deste cliente motiva os alunos, por se tratar de creches. Todos os semestres nos surpreendemos com os trabalhos feitos. Os resultados são satisfatórios", ressaltou.
Neste Projeto Integrador em Arquitetura do 6°semestre os alunos realizam o projeto de interiores das salas de aulas e executam propiciando ambientes saudáveis, com condições físicas e estruturais para o estudo, colaborando para a saúde e o conforto das crianças, fatores que refletem no aprendizado e no desempenho. "O que eu percebi no decorrer do tempo, dessas quatro creches que reformamos é que o trabalho, além de mostrar para o aluno como o arquiteto tem que atuar na prática, os ensina também a trabalhar em grupo e ter liderança, que é muito importante para o futuro Arquiteto Urbanista. Este projeto tende a trabalhar a questão social dentro da formação do aluno do Univag", afirmou o orientador do projeto, professor MSc. Cézar Santos.
Para a aluna do 6º semestre, Ana Estabelito, ver o resultado dos trabalhos na prática é gratificante e superou as expectativas. "Nós vamos às creches, já imagina que o projeto vai ficar legal, mas quando fica pronto fica muito melhor do que imaginávamos. Essa oportunidade que o Univag nos proporciona dentro do curso é ótima", disse.
Na ocasião, a prefeita de Várzea Grande, Lucimar Sacre de Campos, destacou a parceria com o Univag, que tem obtido resultados positivos. "Não só pela grandeza do benefício, mas também pelo caráter social que ela proporciona às instituições educacionais do município. São ideias criativas, onde os alunos de Arquitetura e Urbanismo do Univag projetam na prática o que aprendem na faculdade e as salas ganham novas formas, novas pinturas e decorações, dando para as crianças ambientes mais acolhedores", pontuou.
A diretora da creche, Marli Tomaz de Arruda, disse que o Projeto Integrador trouxe mais alegria na unidade educacional. “A cada semana era quase impossível conter a ansiedade das crianças ao ver as paredes ganhando cores e sendo transformadas, seja em um zoológico, fazendinha, circo ou mundo aquático. Todos os ambientes ficaram diferentes e atrativos dentro das práticas pedagógicas. Só temos que agradecer a execução desse projeto nesta unidade de ensino”, garantiu.
A prática da responsabilidade social é uma das marcas do Univag. A instituição vê com extrema importância essas ações desenvolvidas para a população, em que todos se beneficiam por meio dos projetos realizados.