Acadêmicos do Curso de Ciências Biológicas do UNIVAG sob a orientação da Professora MS Ivone Favretto que ministra a Disciplina de Educação e Interpretação Ambiental visitaram o jardim Sensorial da UFMT.
O jardim foi ideealizado mediante iniciativa conjunta entre a SEDUC e a UFMT, por meio do Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais (mestrado) e o Doutorado em Educação e Ciências e Matemática, integrando o projeto de pesquisa "Programa em Educação Inclusiva".
A aula prática teve o intuito de desenvolver novas práticas e abordagens para a educação inclusiva visando adquirir conhecimentos de Educação e Interpretação Ambiental.
Um jardim feito para provocar não só os sentidos, mas também as emoções, trabalhar o espaço terapeuticamente, baseado na percepção pelo estímulo dos sentidos - quanto do equilibrio sensório-motor, valorizando o contato com as plantas e suas relações com os seres vivos ao ar livre.
O jardim sensorial possui grande influência orienal, manifestando-se por meio dos sentidos do corpo humano:
- O tato - através das texturas das plantas;
- A audição - com os repuxos de água, som do vento, canto de pássoros;
- Visão - através das cores exuberantes.
- Olfato - com os aromas das espécies.
A aula prática foi realizada em dois momentos: inicialmente os acadêmicos utilizaram venda nos olhos para compreender e perceber como o Deficiente visual se relaciona com o ambiente e no segundo momento sem as vendas para comparar suas observações.
Autor: Coordenação Curso de Ciências Biológicas
Fonte: Univag