Centro Universitário de Várzea Grande aposta na iniciação científica durante a graduação.
Em dez anos o Brasil aumentou mais de 100% o investimento em educação na área de pesquisa científica. Em 2003 eram 47.198 mil bolsistas dentro do país e 469 no exterior. Em 2013 o número pulou para 88.147 e 7.963 no Brasil e fora do país, respectivamente. Falando em dinheiro o valor investido foi de R$ 692 milhões (2003) para mais de R$ 2 bilhões (2013). Os dados são do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico Tecnológico (CNPq) e foram apresentados durante o IV Seminário de Iniciação Científica, realizado pelo Centro Universitário de Várzea Grande (Univag).
O evento acontece há quatro anos, tendo em vista a importância do incentivo a iniciação científica durante a graduação. Conforme discursou o vice-reitor do Univag, Flávio Foguel, “entender pesquisa ainda na graduação é ser um profissional com diferencial no mercado”.
“A pesquisa científica é uma das dimensões para se materializar a qualidade e renovação do Univag. Isso nos torna produtores do conhecimento e não meros replicadores”, aponta Flávio.
Durante a fala, a pró-reitora de pós-graduação, pesquisa e extensão, Lucia Helena Gaeta Aleixo mostrou dados que provam o investimento que a instituição tem feito em pesquisa científica. De acordo com Lúcia, em quatro anos foram 192 projetos científicos, 342 bolsistas e 51 publicações do Univag.
Convidado para palestrar durante o evento o administrador professor Angelo Palmisano, doutor em Ciências Sociais, disse que o Univag ocupa uma posição de destaque entre as demais universidades de Mato Grosso, isso pelo investimento em pesquisa científica. “Contribui para a ciência do país. Hoje o Univag participa de eventos nacionais, ganhando diversas premiações e tem o apoio de órgãos oficiais, o que é extremamente importante”, destaca Palmisano que veio de São Paulo para o evento.
O IV Seminário de Iniciação Cientifica do Univag acontece hoje, 07 e amanhã 08, das 08h às 12h e 14h às 18h, no bloco B da cidade universitária.
Palestrante convidado Dr. Angelo Palsamiro.
Dr. Angelo Palmisano, Profª Lucia Helena e Vice-reitor Flávio Foguel.
Alunos que fazem pesquisa científica no Univag.
Autor: Ana Sampaio
Fonte: Assessoria Univag