Cerca de 1.390 pessoas são atendidas por semana nas Clínicas Integradas do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag). Os atendimentos gratuitos são feitos por alunos e sempre supervisionados por professores. São oferecidos atendimentos em Fonoaudiologia, Odontologia, Fisioterapia, Psicologia, Educação Física e Serviço Social, e funciona de segunda à sexta-feira no campus do Univag, localizado na Avenida Dom Orlando Chaves, 2655, bairro Cristo Rei.
Os serviços mais procurados pela comunidade são os de Fisioterapia, com atendimento em todas as especialidades, principalmente as de Correção Postural, Ortopedia e Reabilitação Respiratória. Outro atendimento procurado pela população é a hidroterapia, sendo que a maioria dos pacientes que procuram esse serviço são pessoas da terceira idade.
Segundo a coordenadora das Clínicas Integradas do Univag, professora Karyme Jabras, a procura pelos serviços em Fonoaudiologia e pelo exame de audiometria aumentou consideravelmente, e atualmente recebem pacientes de diversos municípios do Estado. Os atendimentos em Odontologia e Psicologia também são dos mais procurados na instituição.
“Para ser nosso paciente, o usuário deve procurar a recepção para agendar o atendimento com o serviço social. A partir daí irá fazer o primeiro atendimento e, caso haja fila, será colocado na fila de atendimento para quando houver vaga ser encaminhado de acordo com a data e horário previsto”, disse a coordenadora da clínica professora Karyme Jabras.
As triagens de Psicologia são realizadas duas vezes por semana. Através delas o paciente é atendido previamente por um estagiário supervisionado pelo professor, e seu caso colocado na fila de espera. Os que procuram atendimentos de odontologia passam pela triagem todo inicio de cada semestre, caso já tenham pacientes suficientes para atendimento ao longo do semestre, estes são colocados na fila de espera e podem ser selecionados quando algum estagiário finaliza o tratamento de algum paciente. Já na fisioterapia, a fila por ser grande é respeitada, assim, não há triagem, pois já existe uma demanda constituída. Na fonoaudiologia também há fila de espera, entretanto, alguns exames como a audiometria e o teste da orelhinha sempre tem vagas para atendimento, sem filas de espera até o momento.
“As Clinicas Integradas do Univag prestam um grande serviço à comunidade, ofertando atendimentos especializados que possuem pouca oferta da rede de saúde municipal e estadual; sendo assim, nossos serviços aqui prestados colaboram na promoção e na recuperação da saúde da população”, afirmou a coordenadora.
Segundo a coordenadora, o contato dos alunos com a comunidade durante os atendimentos faz com que os acadêmicos possam vivenciar experiências que consolidam o aprendizado teórico durante a prática. “Essa atuação contribui para a formação de um profissional mais capacitado a atuar no mercado de trabalho, pois em seu campo de estágio encontra a estrutura física, equipamentos, insumos e recursos humanos propícios à sua formação profissional, ética e humana”.
Autor: Laura Dias
Fonte: Assessoria Univag