Notícias

14.01.2015 às 15:00hs

Oito Jeitos de Mudar o Mundo

O Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG) em 2014 foi agraciado com o certificado de participação no Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade e está comprometida com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio da Organização das Nações Unidas (ONU), que ao analisar os maiores problemas mundiais estabeleceu oito objetivos do milênio com metas que devem ser atingidos por todos os países até o final de 2015.

 

1. Acabar com a Fome e a Miséria


A meta é reduzir até o final de 2015 a proporção com renda inferior a um dólar por dia e a proporção da população que sofre de fome.

Para transformar essa meta realidade podemos informar a população sobre seus direitos e deveres dos cidadãos para divulgá-los na comunidade e fiscalizar órgãos competentes; Organizar e promover atividades de educação alimentar, visando o aproveitamento integral dos alimentos aproveitando ao máximo, cuidando da sua correta conservação, usando receitas alternativas e promovendo o não desperdício; Pesquisar e divulgar ofertas de trabalhos, cursos e capacitação profissional e geração de renda e serviços à comunidade (saúde, documentos, previdência, bolsa família, etc); Monitorar a merenda escolar e comunicar qualquer irregularidade ao Conselho de Alimentação Escolar, ao Ministério Público ou ao Ministério da Educação pelo telefone gratuito 0800 61 6161; Movimentar e sensibilizar supermercados, restaurantes e quitandas para o não desperdício, informando-os sobre locais para onde podem ser encaminhados os alimentos excedentes. E contribuindo com a valorização do desenvolvimento local, comprando e promovendo o uso de produtos do comércio solidário.

 

2. Educação Básica de Qualidade para Todos


Até o final de 2015 garantir que todas as crianças, de ambos os sexos, tenham recebido educação de qualidade e concluído o ensino básico.

Para atingir essa meta é preciso contribuir através de informações aos diretores das escolas e se oferecer como voluntário, pois com certeza saberão aproveitar sua disponibilidade; Colaborar na identificação de alunos que estão faltando muito às aulas e incentivá-los a voltar a frequentar a escola; Organizar e participar de campanhas de doações de livros e de materiais didáticos para instituições e bibliotecas; Fazer e manter uma biblioteca acolhedora, e mostrar que a leitura é um prazer; Acolher e respeitar os alunos especiais, além de denunciar professores e escolas que não promovam a inclusão dos portadores de deficiências; Identificar crianças fora da escola e encaminha-las para o ensino, além de denunciar o fato ao Conselho Tutelar da cidade; Organizar aulas de reforço escolar para estudantes com dificuldade de aprendizagem. Fazer um levantamento dos analfabetos em seu bairro e incentivá-los a frequentar um curso de alfabetização. Incentivar a criação e o trabalho voluntário em creches para crianças de 0 a 4 anos.

 

3. Igualdade Entre os Sexo e a Valorização da Mulher

Eliminar a disparidade entre os sexos no ensino em todos os níveis, até final de 2015.

Promover visita a câmara municipal, entrevistar as vereadoras e conhecer suas propostas para ajudar as mulheres de sua cidade. Divulgar que existem, nas grandes cidades, centros de atendimentos para mulheres, onde elas podem denunciar a violência e ter um acompanhamento físico e psicológico. Identificar e divulgar novas oportunidades de trabalho para mulheres. Incentivar ações que estimulem as mulheres a buscar alternativas de geração de renda. Educar filhos e filhas para que estes realizem, com igualdade o trabalho do dia a dia em casa. Não produzir expressões como “isso é coisa de mulher”, que sejam contra a dignidade da mulher ou que a coloquem em situação de inferioridade. Denunciar casos de violência, abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes através do telefone gratuito 0800 99 0500, procurar o Conselho Tutelar da sua cidade ou denunciar pelo Disque Denuncia da Policia Civil 197. Não empregar crianças, para não prejudicar seu desenvolvimento ou comprometer sua infância. Não valorizar e não comprar produtos que explorem o corpo da mulher em sua comercialização, exigindo o cumprimento da regulamentação publicitária e fortalecendo o senso critico da sociedade.Atuar em atividades em prol da melhoria da auto estima das mulheres. Encorajar as jovens para que busquem seu desenvolvimento socioeconômico, por meio da educação e do trabalho. Incentivar adolescentes mães a retomarem seu projeto de vida, combatendo qualquer situação que dificulte seu acesso às escolas públicas.

 

4.Reduzir a Mortalidade Infantil

Colaborar para a redução da mortalidade de crianças menores de cinco anos. Através de ações e campanhas que mostrem a sociedade vacinas que protegem o bebê, a higiene pode evitar algumas doenças, nutrição adequada para o bebê e a importância do aleitamento materno.

 

5.Melhorar a Saúde das Gestantes

Colaborar para a redução de três quartos da taxa de mortalidade materna, deter o crescimento da mortalidade por câncer de mama e de colo do útero. Através de campanhas sobre assuntos de planejamento familiar, prevenção do câncer de mama e colo do útero, gravidez de risco, a importância do exame pré natal e nutrição da mãe e aleitamento materno. Articular palestras em P0ostos de Saúde, Centros Comunitários e Instituições como Pastoral da Criança. Incentivar o debate entre a universidade, a escola e a comunidade. Incentivar a educação para gestantes.

 

6. Combater a AIDS, a Malária e Outras Doenças

Colaborar para o combate da propagação do HIV/Aids e garantir o acesso universal ao tratamento, deter a incidência da malária, da tuberculose e eliminar a hanseníase. Promover ações e campanhas de visitas domiciliares para mostrar os locais que podem favorecer a dengue, através de incentivos fazer com que a população participe das campanhas de vacinação, mobilizar campanhas de informação e prevenção a Aids e de outras doenças epidêmicas. Divulgar informações sobre todas as Doenças Sexualmente Transmissíveis na comunidade e orientar sobre a busca de tratamento médico. Realizar levantamento sobre serviços disponíveis, remédios, postos de saúde e centros de atendimentos. Orientar sobre a importância da higiene em nossas vidas e principalmente sobre o uso de preservativos, não compartilhar seringas e agulhas prevenindo-se do HIV. Incentivar debate entre a universidade, escolas e a comunidade.

 

7. Qualidade de Vida e Respeito ao Meio Ambiente

Reduzir pela metade a proporção da população sem acesso a água potável e esgotamento sanitário. Para isso deve realizar campanhas de uso de água e energia, implementar coleta seletiva nas escolas, no condomínio ou no bairro e divulgar o beneficio de produtos biodegradáveis ou reciclável. Participar de ações de preservação e defesa de manges, rios e mares. Incentivar uso de sacolas reutilizáveis, e o uso de produtos de material reciclável.

 

8. Todo Mundo Trabalhando pelo Desenvolvimento

Trabalhar em cima de temas de interesse comum e promover encontros entre escola e comunidade e organizações sociais isso torna primordial para se aprender coisas novas. Não votar em candidatos que ofereçam em troca de votos favores como empregou ou dinheiro. Fiscalizar atuação dos políticos exigindo o cumprimento das promessas feitas em campanhas. Avançar no desenvolvimento de um sistema comercial e financeiro não discriminatório. Formular e executar estratégias que ofereçam aos jovens um trabalho digno e produtivo.

Autor: Laura Dias
Fonte: Assessoria Univag

503 Service Unavailable

Service Unavailable

The server is temporarily unable to service your request due to maintenance downtime or capacity problems. Please try again later.

Additionally, a 503 Service Unavailable error was encountered while trying to use an ErrorDocument to handle the request.