Notícias

19.03.2015 às 17:30hs

Alunos de Direito assistem audiências no Fórum de Várzea Grande

Vivenciar na prática situações que serão incorporadas à rotina de novos profissionais. Com este intuito, acadêmicos do 5º ano do curso de Direito do Univag assistiram as audiências ocorridas na manhã desta terça-feira (17) na 1ª Vara do Trabalho de Várzea Grande.

O grupo de 39 alunos foi dividido em turmas para o acompanhamento da Audiência Estimulada conduzida pela juíza Graziele Lima. Neste tipo de audiência, a magistrada explica passo a passo cada procedimento adotado, a exemplo das tentativas de conciliação, princípio basilar do Direito do Trabalho.

“Acredito que seja uma iniciativa que deveria ser feita todo semestre. Assim,  o aluno de Direito tem contato real com os lugares que ele poderá trabalhar, além de propiciar ânimo ao estudantes ao visualizar o dia a dia da sala de audiências”, afirmou a magistrada.

Para a aluna Jessika da Silva Mendes foi uma oportunidade importante “para ensinar a forma de se portar do advogado”. Já o acadêmico Gustavo César Bedin, destacou “que a graduação dá mais ênfase à área Civil e Criminal, por isso, aprender um pouco mais sobre a Justiça do Trabalho foi uma experiência enriquecedora”.

O advogado Bruno Oliveira Castro, professor do Núcleo de Prática Jurídica do Univag, a escolha da Vara do Trabalho foi exatamente por se tratar de uma justiça célere, centrada na conciliação. “Quis mostrar aos alunos como a resolução de conflitos de forma amigável pode evitar a propositura de novas ações de forma menos onerosa e sem aumentar o custo da máquina do Judiciário”, destacou o professor.

SEMANA DA CONCILIAÇÃO

O estímulo ao acordo entre as partes é prioridade na Justiça do Trabalho. A prática ocorre em três momentos do processo trabalhista e se intensifica durante as audiências da Semana de Conciliação, que está ocorrendo em todo Brasil ao longo desta semana.

A Campanha Nacional da Conciliação é organizada pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho com o apoio de todos os 24 TRTs do país, e tem o objetivo fortalecer a imagem da Justiça trabalhista de 1º e 2º graus.

Fonte: portal.trt23.jus.br