Com o objetivo de trabalhar a promoção e prevenção de saúde fonoaudiológica, o curso de Fonoaudiologia do Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG) orienta alunos e professores de escolas púbicas de VG para o desenvolvimento adequado da linguagem oral.
São cerca de oito alunos do UNIVAG que participam desta ação, sob orientação da professora Sara Rafih. O projeto é um estágio que através de ciclos de ações envolvem as diversas áreas da fonoaudiologia: linguagem oral e escrita, saúde vocal, motricidade orofacial e saúde auditiva.
Além de levar informações até as escolas, os futuros profissionais fazem triagens e encaminha os pequenos para tratamentos, quando necessário. Alguns são enviados para a Clínica de Fonoaudiologia do UNIVAG.
A professora Sara que acompanha o desempenho dos alunos garante que o benefício não é somente para os assistidos, mas também para os acadêmicos do Centro Universitário. “Os nossos alunos aprendem na teoria e na prática como prestar assessoria fonoaudiológica em escolas, área de grande crescimento na fonoaudiologia”, afirma.
Os estágios acontecem todas as terças-feiras das 8h às 11h na Escola Municipal Apolônio Frutuoso da Silva, no bairro Cristo Rei em Várzea Grande.
Autor: Ana Sampaio
Fonte: Assessoria Univag