A Edificar 2015 foi oficialmente aberta nesta quinta-feira, 21, para divulgar projetos que visam maior qualidade de vida para as próximas gerações. Neste ano alunos de Arquitetura do Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG) estão expondo dois projetos para Várzea Grande.
Há muita curiosidade de quem passa pelo local. Além da maquete, os alunos expõem banners e um vídeo mostrando a transformação da cidade com a intervenção que arquitetaram. “A nossa proposta é em Várzea Grande por estar próximo a Cuiabá e porque o município recebe todos que chegam ao estado, através do aeroporto”, explicou o aluno Daniel Silva Campos do 5º semestre.
O primeiro projeto prevê a criação do Parque Linear com 19,89 hectares, inserido na bacia do Córrego Água Limpa que possui o comprimento de 2,67Km. O parque contemplará a região Centro Sul abrangendo os bairros Jardim Aeroporto, Costa Verde, Pirinéu, Vila Ipase, o Aeroporto Internacional Marechal Rondon, o Várzea Grande Shopping e toda rede hoteleira nas proximidades do aeroporto. Abrange a Zona de Conservação e Preservação Ambiental (ZCP), a Zona Predominantemente Residencial (ZR), a Zona de Proteção do Aeroporto (ZPA), e a Zona de Uso Misto (ZUM).
Já a segunda proposta visa a construção do Parque Linear com 25,42 hectares, inserido na microbacia do córrego da Lagoa da FEB, que possui 1,32 Km, que contemplará a região da grande Cristo Rei abrangendo os bairros Construmat, Vila Sadia, Ponte Nova e Cristo Rei. Abrange a Zona de Conservação e Preservação Ambiental (ZCP), a Zona Predominantemente Residencial (ZR), e a Zona de Uso Misto (ZUM).
O arquiteto Marcos Brito de Mello visitou o stand dos acadêmicos e avaliou. "Muito bons os projetos e de extrema importância para toda população. São intervenções necessárias para gerar qualidade de vida em Várzea Grande. Gostei", disse.
“São espaços que convidam as pessoas saírem de casa. Cuiabá e Várzea Grande merecem locais como esses, que geram melhor qualidade de vida para toda população, além de deixar o município mais bonito e convidativo aos turistas”, disse Daniel.
Foram 17 alunos envolvidos na construção dos projetos, sempre com apoio da coordenação do curso. “Sou muito grato e muito orgulhoso por esse projeto ter saído do papel. Nós trabalhamos muito, dia e noite, na execução e só conseguimos através de muita força de vontade e apoio do UNIVAG. Nosso sonho é que esses projetos se tornem realidade”, finalizou.
A Edificar 2015 segue até dia 24 de maio no Centro de Eventos do Pantanal.
Autor: Ana Sampaio
Fonte: Assessoria Univag