Notícias

04.07.2015 às 09:00hs

“A nossa qualidade fará a diferença”, diz vice-reitor do Univag sobre segunda edição do Fies

O ministro da Educação, Renato Janie Ribeiro confirmou uma segunda edição do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o segundo semestre de 2015. Somente este ano o programa disponibilizará 314 mil oportunidades.

Em sua fala, o Ministro Renato Janine destacou prioridades e alterações de critérios para concessão, destacando que o Centro-Oeste será uma das regiões privilegiadas. Além disso, o MEC dará prioridade para algumas áreas profissionais e para cursos que possuam nota 4 ou 5 nas avaliações feitas pelo Ministério. Outra novidade é a atualização da taxa de juros do Fies, que passará de 3,4% ao ano para 6,5% ao ano. Os critérios de acesso ao Fies deverão ser publicados no início de julho.

O assunto é de interesse de alunos e universidades, com perspectiva positiva para as instituições de ensino bem conceituadas nas avaliações do MEC. É o caso do Univag - Centro Universitário, que possui maioria dos cursos com nota 4 e 5. O vice-reitor Flávio Foguel falou sobre o assunto com a reportagem. Para ele essa é a oportunidade de garantir a graduação em instituições que prezam pela qualidade acima de tudo.

Flávio explicou os critérios do Ministério e porque o Univag é preparado para receber o programa. “A nossa qualidade fará a diferença na hora da distribuição de vagas do Fies”, disse.

Mas a instituição também preparou alternativas para receber os alunos que eventualmente não conseguirem o Fies, são bolsas e financiamento próprio. Veja a entrevista na íntegra e tire suas dúvidas.

Quantas vagas para o programa de Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) que o governo divulgou para a segunda edição?

O Ministro da Educação (MEC) falou em 615 mil vagas para novos financiamentos, garantindo ainda a continuidade do programa para aqueles que já aderiram e estão cursando a graduação.

O Governo estabeleceu prioridades para a concessão do crédito estudantil?

Sim, O Ministro Renato Janine divulgou que as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste terão prioridade. Além disso, algumas áreas serão mais beneficiadas: Engenharias, Saúde e Formação de Professores.

Quais serão os critérios para os alunos aderirem ao programa?

O aluno que solicitar o financiamento pelo Fies deverá ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter conseguido nota de no mínimo 450 pontos, sem ter zerado a redação. Além disso, deverá ter uma renda mensal de no máximo 2,5 salários mínimos per capta (individual).

A qualidade das universidades será um critério importante para a FIES. Como o Univag se situa neste contexto?

O posicionamento estratégico do Univag é alicerçado na qualidade. Sistematicamente, temos trabalhado por uma posição de excelência no estado de Mato Grosso e na região Centro-Oeste. Todos os nossos cursos possuem conceitos positivos no MEC, sendo que a maioria deles com conceitos 4 ou 5. Nossa filosofia educacional é inovadora, buscando formar um profissional que seja protagonista de seu aprendizado e trajetória profissional. Temos a melhor estrutura física de Mato Grosso, os melhores laboratórios, a melhor biblioteca. Nossos professores são em sua ampla maioria mestres e doutores, com experiência no mercado de trabalho. A nossa qualidade fará a diferença na hora da distribuição de vagas do Fies.

As vagas para o Fies serão poucas tendo em vista a grande procura pelo programa. O Univag preparou alternativas para quem quer estudar e precisa pagar menos?

Sem dúvida! Ampliamos o programa de bolsas, com descontos que vão de 30% a 50% dependendo do Curso. Além disso, há a opção do crédito educativo Univag, onde o aluno paga 50% da mensalidade durante o curso e o restante é pago após a conclusão do mesmo. Importante ressaltar que, mesmo tendo aderido ao programa de bolsas ou de crédito educativo do Univag, o aluno poderá continuar tentando o FIES. E no momento que consegui-lo poderá fazer a migração de programa.

Poderia dar mais detalhes sobre o Crédito Educativo Univag?

O aluno paga 50% da mensalidade durante o curso. Os outros 50% serão financiados pela instituição e o acadêmico paga após a conclusão da graduação, pelo mesmo prazo do curso. Exemplo: um curso de 04 anos o aluno paga em 08 anos, metade durante o curso e o restante nos 04 anos seguintes a sua formatura. Este programa exige um fiador e possui nível de renda mínimo.

Como definir a escolha no atual contexto? O que o Senhor recomenda aos interessados

A primeira recomendação é escolher cursos e Instituições compromissadas com a Qualidade. Em seguida, planeje sua trajetória de pagamento. Analise o que é melhor para sua realidade. Em um programa de bolsas você desembolsará mais durante o curso, porém ao término deste não haverá endividamento. Já o crédito educacional que te possibilitará um fôlego financeiro durante o curso e exigirá um fluxo de pagamentos após a formatura.

Muito importante o futuro aluno comparar os valores finais a serem pagos. Nem sempre um desconto maior significa uma mensalidade mais competitiva. Analise o preço base da mensalidade sobre o qual o desconto está sendo aplicado.

Financeiramente, qual o diferencial do Univag?

Nossos preços finais estão entre os mais acessíveis de Mato Grosso. Nossa meta tem sido encontrar um bom equilíbrio entre Qualidade e preço acessível. A nossa estrutura é a melhor do estado, conforme eu disse anteriormente, isso posto o aluno tem conforto em saber que estuda com uma estrutura montada com o que há de melhor e mais moderno no mercado. Além disso, temos um amplo espaço de vagas de estacionamento monitorado por seguranças, tudo gratuito, o que gera economia para o aluno. Os nossos cursos tem nota 04 e 05, notas altas nas avaliações do MEC. A organização didático pedagógica é diferenciada e os professores os melhores.

Para o aluno que desejar aderir a algum desses programas disponíveis no Univag, qual o primeiro passo?

Nosso Vestibular está com inscrições abertas. Aprovado nele, o aluno deve ir ao Univag onde nossa equipe está à disposição para assessorá-lo na escolha das variadas possibilidades de pagamento.

Autor: Ana Sampaio
Fonte: Assessoria Univag

503 Service Unavailable

Service Unavailable

The server is temporarily unable to service your request due to maintenance downtime or capacity problems. Please try again later.

Additionally, a 503 Service Unavailable error was encountered while trying to use an ErrorDocument to handle the request.