Pela segunda vez o Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) recebeu de 05 a 07 de Abril o encontro da Redes Educação Integral, que reúne diversos profissionais para discutir melhorias na educação, desde o maternal à graduação. Desta vez, o evento foi a II Oficina - Elaboração de Projetos Sociais e Captação e Recursos.
De acordo com a facilitadora da oficina, Aldeli Carmo, o principal objetivo das Redes é fortalecer ações de educação “principalmente as voltadas para criança e adolescente”. “Queremos consolidar projetos já existentes para que possam fluir e caminhar sozinhos”, explicou.
O Projeto Redes de Educação Integral é uma iniciativa da Fundação Itaú Social e implementado pelo CIEDS - Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável, e apresenta como objetivo: estruturar a ação em Rede de Organizações de atendimento a crianças, adolescentes e jovens para atuarem de forma mais qualificada e articulada entre si e fortalecer sua aproximação e integração com escolas públicas desenvolvendo uma proposta de educação integral com crianças e adolescentes.
O projeto é uma experiência piloto que ocorre apenas em dois municípios. Várzea Grande –MT e São Luís – MA. A proposta é contribuir para o cumprimento da Meta estabelecida no Plano Nacional de Educação de que até 2024 pelo menos 50% das escolas públicas brasileiras tenham implantado a educação em tempo integral.
Com a preocupação de que o cumprimento da meta não se limite a apenas estender o horário de permanência da criança na escola, a Fundação Itaú Social concebeu esta iniciativa de forma que escolas e organizações garantam a educação de contraturno dentro de uma proposta de desenvolvimento integral da criança e do adolescente, focando no desenvolvimento de competências diversas e importantes para a vida, dentre as quais a ética e a cultura de paz.
Autor: Ana Sampaio
Fonte: Assessoria de Imprensa Univag