Alegria e descontração marcaram a tarde da última sexta-feira (30)
O Centro Universitário de Várzea Grande através do Curso de Fisioterapia realizou na tarde da última sexta-feira (30), a I Paralimpíada de Fisioterapia UNIVAG, das 13h às 17h nas Clínicas Integradas, dentro do ginásio terapêutico de Fisioterapia da instituição.
O evento foi marcado por muita alegria e descontração promovido pelos acadêmicos do 6º semestre de Fisioterapia aos 30 pacientes atendidos pela instituição que possuem seqüelas neurológicas.
Os pacientes participaram de atividades em solo como: basquete para cadeirantes, corrida trazendo objetos, brincadeira de dançar com balão na testa, circuito (cadeirantes), limão na colher, dança da cadeira e varal de prendedores. Foram desenvolvidas também atividades na piscina localizada no interior das Clínicas Integradas com os participantes, como: futebol na água e nado frente e costas.
Mais qualidade de vida
O motorista aposentado, Joenil Rosa de Barros, 34 anos, morador do Bairro Dom Aquino em Cuiabá, sofreu um acidente automobilístico em 2014. Barros perdeu os movimentos das pernas e ficou paraplégico. Ele afirma que o atendimento e o profissionalismo prestado pela equipe de acadêmicos de Fisioterapia do Centro Universitário de Várzea Grande não se compara a nenhuma clínica em Cuiabá e Várzea Grande.
“Vejo a minha primeira participação na I Paralimpíada do Univag como uma forma de integração com os demais pacientes atendidos aqui. O atendimento, qualidade e o profissionalismo prestado pelos alunos e professores aqui na Clínica não se compara a nenhum lugar que já passei. Com o tratamento ganhei mais independência e mais qualidade de vida”, ressalta o paciente do Univag desde janeiro de 2015.
Outra paciente atendida pelos alunos de Fisioterapia do Univag é Vanilda Batista França, 44 anos. Ela sofreu um acidente de carro em 2004 e conseqüentemente teve um traumatismo craniano e perdeu todos os movimentos do corpo, inclusive a fala. Ela é atendida pela Clínica de Fisioterapia do Univag há três anos e após cinco meses de tratamento fisioterapêutico, fonoaudiológico e de hidroginástica já apresenta melhoras.
Hoje, Vanilda consegue falar e se locomover com as sessões de fisioterapia desenvolvidas todas as terças e quintas feiras no Univag. “Esses anjos aqui, fizeram com que minha filha voltasse a andar e a falar. Para nós é uma alegria ter a oportunidade de participar dessas atividades aqui hoje”, conta emocionada a mãe de Vanilda, Irene Maria França.
“Hoje as atividades foram pensadas para proporcionar uma integração entre os pacientes atendidos aqui nas Clínicas Integradas e os nossos acadêmicos, proporcionando a eles uma tarde de lazer e descontração”, finalizou a profª Dra. Viviane Mana.
Além disso, os alunos do Curso de Serviço Social do Centro Universitário de Várzea Grande firmaram parceria com os acadêmicos de Fisioterapia e colaboraram na recepção do evento.
O curso de Fisioterapia do Centro Universitário de Várzea Grande presta atendimento para pacientes com dificuldades de locomoção entre 14 a 80 anos, dentro das Clínicas Integradas.