Notícias

17.10.2016 às 09:09hs

Acadêmicos de Direito do UNIVAG divulgam resultados das Mediações de Conflito em apresentação de Pesquisa durante evento internacional

Pesquisa sobre mediação de conflitos realizada no Núcleo de Práticas Jurídicas do Centro Universitário ganha notoriedade ao divulgar efeitos positivos dessa prática em evento científico internacional

Acadêmicos do Curso de Direito do Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG) em parceria com a coordenação do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), apresentaram no dia 03 de outubro, em evento internacional realizado por outra instituição de Ensino Superior de Cuiabá, o projeto de Pesquisa intitulado “A prática da Mediação judiciária: um estudo de caso”. Os projetos de Pesquisa do UNIVAG são inscritos anualmente pelo departamento de Pró Reitoria de Pós Graduação, Pesquisa e Extensão da instituição.

O coordenador do NPJ do UNIVAG, o prof. Esp. Claudio Rocha, disse que o objetivo do trabalho de pesquisa foi apresentar à comunidade acadêmica e geral os resultados de atendimentos feitos pelos estagiários do Núcleo de Prática Jurídica do UNIVAG em 2014 e 2015. A Mediação é um instrumento para a resolução de conflitos sociais e uma via de acesso ágil à justiça, e a apresentação das três acadêmicas do 9º semestre do curso de Direito mostra isso a partir da opinião dos usuários que utilizam os serviços jurídicos oferecidos pelo UNIVAG.

A mediação é um instituto fortalecido pelo novo Código de Processo Civil (CPC), reconhecida como uma forma adequada e muito eficiente para tratamento de conflitos, de modo consensual. “O êxito alcançado nas mediações realizadas no NPJ UNIVAG - que é uma câmara do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Várzea Grande (CEJUSC/TJMT) - chega a 70% dos casos estudados, entre os anos de 2014 e 2015; e 97% dos entrevistados se declararam satisfeitos após participar de mediação conduzida por alunos e professores”, informa o professor e coordenador da pesquisa do UNIVAG, Dr. Aristides Costa Neto.

Desde 2013, o Tribunal do Júri de Mato Grosso (TJ/MT) firmou parceria com o Centro Universitário de Várzea Grande para a implantação e realização de mediações, e isso tem trazido vantagens ao currículo acadêmico, pois os alunos bacharelandos tem a chance de colocar em prática toda a teoria aprendida em sala de aula. Outra conquista é a criação de grupo de pesquisa que vem expandido suas atividades para gerar resultados sobre essa prática em Mato Grosso.

Para a aluna Jéssica Caetano do 9º semestre de Direito, ter a oportunidade de ver seu trabalho reconhecido por bancas externas foi uma experiência única e enriquecedora, uma vez que o tema gerou muita curiosidade e debate durante a mesa redonda em um evento da UFMT. “Nosso trabalho foi bem avaliado e, inclusive, recebemos convite para participar do processo seletivo do curso de mestrado do ICHS”, contou orgulhosa.

“O UNIVAG é Instituição Superior precursora na mediação no Estado de Mato Grosso, e é das poucas, senão a única, de MT, que oferece a oportunidade aos acadêmicos de exercer a mediação com resolução de conflitos, proporcionando assim a união entre prática e teoria”, destaca o coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas do UNIVAG e prof. Esp. Claudio Rocha.

Outra apresentação de destaque neste ano foi a do trabalho científico sobre o Tribunal do Júri, das acadêmicas do Direito do UNIVAG, Claudnildes Souza, Patrícia Soler e Lois Nobre, intitulado “Estagiários no Tribunal do Júri: Descrevendo os desafios da prática”. A Pesquisa avaliou a atuação de alunos no Tribunal do Júri na Comarca de Várzea Grande. “O resultado dos trabalhos mostra avanços importantes na prática jurídica, e a criação de uma encubadora para os graduandos que visibilizam atuar na justiça criminal”. “O edital de seleção é semestral e seleciona acadêmicos para participar do caso no Tribunal do Júri. Eles ganham certificado de 20h no plenário e 10h em sala”, disse a universitária. O projeto de pesquisa é de desenvolvimento, e vem em contribuição ao aperfeiçoamento dessa prática.

O vice- reitor do UNIVAG, prof. M.Sc. Flavio Foguel, destaca que as pessoas atendidas pelo NPJ são da comunidade várzea-grandense e cuiabana que passam pela triagem e encaminhados para os atendimentos com os professores por meio do estágio supervisionado. “É nesse momento, que os acadêmicos adquirem mais conhecimento em contato com os clientes que acreditam e depositam confiança no ensino UNIVAG”, finaliza Foguel.

Os atendimentos do Núcleo de Práticas Jurídicas podem ser agendados pelo telefone (65)3688-6050.

503 Service Unavailable

Service Unavailable

The server is temporarily unable to service your request due to maintenance downtime or capacity problems. Please try again later.

Additionally, a 503 Service Unavailable error was encountered while trying to use an ErrorDocument to handle the request.