Acadêmicos do 6° semestre de Nutrição do Centro Universitário De Várzea Grande (UNIVAG) realizaram visitas no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), campus Várzea Grande. As visitas fazem parte no cronograma de atividades de estágio de nutrição social do curso. Os acadêmicos deram orientações alimentares e nutricionais e ainda realizaram cálculos do IMC dos alunos do Ensino Médio da instituição e ministraram palestras com diversos temas sobre educação alimentar.
Os alunos que participaram da avaliação receberam os diagnósticos ao final da visita. “Nós realizamos essas visitas como parte do estágio de nutrição social, onde os acadêmicos fazem todo um planejamento para trabalhar com os adolescentes da unidade de ensino”, conta a professora do curso de Nutrição do UNIVAG, Bárbara Prado.
Para os estagiários, a atividade em campo, serve como uma avaliação prática do curso. É o momento em que têm a oportunidade de falar sobre a importância da leitura correta, dos rótulos dos alimentos, alimentação balanceada e, sobre distúrbios alimentares, entre outros assuntos ligados à alimentação e a uma vida saudável.
A primeira visita ao campus do IFMT foi em 2015, onde os estagiários participaram de uma ação social com a turma do PROEJA, a visita levou grande impacto de ensinamento e mudanças de hábitos alimentares aos alunos, o que levou a professora de Educação Física do campus, Elisangela Almeida Barbosa, a convidar novamente os acadêmicos de Nutrição do UNIVAG, a uma nova visita aos estudantes do IFMT.
“É importante para os adolescentes entenderem o quanto antes, que hábitos alimentares saudáveis e balanceados são importantes para manter a qualidade de vida, os conhecimentos sobre os componentes dos produtos que consumimos, gerando uma prevenção contra consequências futuras de distúrbio alimentar”, conta a professora Elisangela.
O curso de Nutrição do UNIVAG oferece disciplinas para a formação específica nas diversas áreas de atuação do Nutricionista. As disciplinas com aulas práticas, contam com laboratórios equipados e estruturados para o aperfeiçoamento e aproximação da prática profissional.
Autor: Márcia Tomaz
Fonte: Assessoria Univag