O trabalho é um treinamento para os militares da 13º Brigada do Exército que irão atender a imprensa nacional e internacional durante o evento, que terá Cuiabá como uma das sedes.
Um grupo de alunos do Curso de Comunicação Social do Centro Universitário Univag, habilitação em Relações Públicas, atuou na finalização de uma preparação dos militares da 13º Brigada de Infantaria Motorizada (Brigada Barão de Melgaço) para a Copa do Mundo Fifa 2014. A atividade ocorreu no dia 3 de Junho, com a presença dos alunos na instituição para realizar entrevistas individuais e uma coletiva com os militares que darão esclarecimentos ao público sobre a atuação do exército durante o evento.
O trabalho foi coordenado pela professora do Univag Rosana Lia Ravache, atendendo a um convite de parceria formulado pelo capitão Rodrigo Pereira Pinto chefe da Seção de Comunicação Social da 13º Brigada.
Durante a visita, foram explandas as estratégias de ação da Corporação durante os jogos que acontecem na Arena Pantanal em Cuiabá. Os militaresestarão disponíveis durarnte os jogos para dar suporte a ação de segurança na capital.
Participaram da atividade de Campo os acadêmicos de relações públicas Kleberson Campos, Dhoni Primo, Aline Cossetin, Tatiana Emidio, Suellen Soraya e Catia Lima, que puderam também conhecer o setor de comunicação da Corporação e tiveram oportunidade de entrevistar o General Avellar, comandante da 13º Briagada e representates da Marinha e da Aeronáutica, sobre temas relacionados à Brigada.
Na visita à Seção de Comunicação Social, os alunos verificaram a rotina de trabalho da Brigada, cuja demanda principal envolve a todos que ali atuam procurando a melhor forma de relacionamento da corporação com os públicos interno e externo, divulgando a atuaçãodo exército no estado de Mato Grosso. O Capitão Rodrigo Pinto ressaltou a importância de se abrirem oportunidades para estágio junto ao exército em atividades realcionadas a design e assessoria. Para ele, a oferta de vagas pode contribuir para o crescimento de experiências acadêmicas e de pesquisas.
Já os estudantes concluíram que a atividade em assessoria de imprensa apresentada pelo Coordenador de Comunicação da 13º Brigada pode absorver um profissional de Relações Públicas uma vez que muitas ações realizadas dentro da Seção de Comunicação da Corporação envolvem os conhecimentos adquiridos no Curso de Relações Públicas, tanto para a comunicação integrada quanto para a manutenção da imagem junto ao público e procedimentos de relacionamento interno e externo.
Autor: Coordenação Curso de Comunicação Social
Fonte: Univag