Biblioteca

A Biblioteca “ Silva Freire” está instalada em uma área de 1.633m2 no bloco B5 e tem como função apoiar o ensino, a pesquisa e a extensão universitária.  Seu nome foi atribuído como forma de homenagear o saudoso poeta “ Silva Freire ”.

A Biblioteca tem como missão, apoiar os programas da Instituição disseminando informações através de serviço ágil e eficiente, atuando como suporte bibliográfico de pesquisa nas diversas áreas do conhecimento.

Para atendimento ao usuário, possui o seguinte horário:
2ª à 6ª feira: 07:00 às 22:00 h  e 
Sábados de 08:00 às 16:00 h

O diferencial na qualidade do atendimento e dos serviços oferecidos, além de ótima estrutura e acervo qualificado, faz com que sejam feitos mais de 210.000 (duzentos e dez mil) empréstimos durante o ano letivo.

O espaço físico possui cobertura de rede wireless ( internet sem fio ) e conta com 36 cabines de estudo individual, guarda-volumes, sala de processamento técnico, espaço para leitura e pesquisa, sala de coordenação, espaço para empréstimo e devolução de materiais, bancada com 07 computadores para acesso às bases de dados, Internet e digitação, espaços destinados aos acervos de livros, periódicos, materiais de referência e materiais multimídia.  Estão disponíveis ainda na Biblioteca, 05 salas de estudo em grupo e mais 70 cabines de estudo,  sendo que todas elas contam com instalação elétrica que permite a utilização de laptops/notebooks por parte dos usuários.


Acervo

O acervo da Biblioteca é composto/formado pelos seguintes materiais: obras de referência, livros, periódicos, DVD’s e trabalhos de conclusão de cursos

Atualmente, o acervo de livros já ultrapassa a quantidade de 102.814  exemplares de livros.

No que diz respeito ao acervo de periódicos, estão disponíveis em formato eletrônico mais de 4.000 títulos de revistas científicas que podem ser acessadas através das Bibliotecas Virtuais/Bases de Dados Online.

O acervo multimídia é composto por mais de 2.000 exemplares de DVD's e CD Rom.


Outros Serviços

Dentre os vários serviços oferecidos pela Biblioteca, citamos:

> Pesquisa bibliográfica: levantamento de bibliografias e informações solicitadas pelos usuários.

> Projeto Bibases: indicação, orientação e treinamento prático em laboratório de informática através de pesquisa em bibliotecas virtuais, periódicos eletrônicos, sites, bases de dados via Internet.

> Serviço de referência: atendimento ao usuário, prestando informações e auxiliando-o na recuperação de informações, inclusive, com orientação em referenciação bibliográfica.

> Análise do perfil do usuário: elabora pesquisa juntamente com a Comissão de Avaliação Institucional, identificando variações, detectando possíveis falhas e demonstrando através de estatísticas, dados imprescindíveis à freqüência e os documentos/áreas do conhecimento mais utilizadas pelos usuários.

> Intercâmbio entre bibliotecas: efetua intercâmbio de informações e até mesmo de materiais com outras bibliotecas, auxiliando ainda mais o usuário na recuperação da   informação.

>Rede Wireless: disponibiliza o acesso gratuito a Internet sem fio.

> Comutação bibliográfica: pesquisa e obtenção de materiais bibliográficos ou cópias junto a outras instituições de ensino através do Comut (IBICT) e Scad (BIREME).

> Acervo on-line: possibilita a pesquisa via Internet através do site institucional.

> Visitas orientadas: visitas orientadas para novos alunos, objetivando familiarizá-los com as normas, serviços, organização do acervo e funcionamento geral da biblioteca.

> Apoio na elaboração de trabalhos acadêmicos: apoio em pesquisa e revisão bibliográfica, orientação sobre referências bibliográficas, citações de acordo com as  normas da ABNT.

> Outros serviços: empréstimo de materiais ( livros, DVDs, CD Rom, periódicos), catalogação na fonte, acesso à bases de dados, etc.


Acessibilidade

A Biblioteca Silva Freire, participa da política de acessibilidade institucional.  Sua estrutura física com amplas rampas de acesso ao local, porta exclusiva para cadeirantes, espaço suficiente para circulação de cadeirantes entre as estantes do acervo que é de livre acesso e que conta com o trabalho de atendimento da equipe de colaboradores no sentido de facilitar a localização dos materiais e a locomoção de PCD’s (pessoas com deficiência).

Através de inscrição junto à Fundação Dorina Norwill, recebe doações de livros em braile e áudio livros aos quais disponibiliza em seu acervo para empréstimo.

Também dispõe de acervo básico de libras para possibilitar o aprendizado da linguagem dos sinais aos que estejam em contato direto com os portadores de deficiência auditiva.

Como recurso tecnológico, indica e utiliza o software NVDA (Non Visual Desktop Access) para possibilitar o acesso à leitura inclusiva aos portadores de deficiência visual.