Cursos

Psicologia

Curso

O curso de Psicologia do UNIVAG dá um lugar de destaque às diferenças teóricas existentes da ciência, tematizando ao longo do curso as condições históricas de produção do espaço psicológico e nos espaços no qual vieram a se instalar os diversos campos de atuação da Psicologia, esses entendidos como as grandes propostas de apreensão teórica do psicológico. Este curso visa, portanto, sustentar a diversidade teórica e prática da profissão identificando e dando contorno às diferenças, evitando assim a fragmentação do conhecimento e da atuação.

Perfil do Egresso em Bacharelado em Psicologia

O Egresso de Psicologia define-se por um profissional com competências e habilidades subsidiadas pelos conceitos teóricos, históricos e metodológicos da Psicologia e que responda às demandas individuais ou coletivas na área da saúde e também nos diferentes contextos em que essas se apresentam.

Diferenciais do curso

O Curso possui em sua matriz curricular uma articulação consistente entre a teoria e a prática profissional. Esta possibilidade se coloca desde os primeiros semestres do curso, dando uma visão mais concreta e abrangente sobre o que é a Psicologia enquanto ciência e profissão. Além disto, a estrutura em que a matriz foi pensada possibilita ao futuro Psicólogo uma atuação mais atual, incluindo além dos campos tradicionais de atuação, os diversos campos em que a psicologia se insere na atualidade, pensando também nos novos campos que surgem a partir das demandas da sociedade.

Mercado de trabalho

Atualmente, o mercado de trabalho para os profissionais da Psicologia tem se ampliado substancialmente. Os campos de atuação tradicionalmente conhecidos, como a Psicologia Clínica e a Psicologia Organizacional, se mantêm como um mercado que ainda demanda estes profissionais. Além disto, outros campos tem se consolidado como lugares de atuação do Psicólogo, como por exemplo, os Centros de Referência da Assistência Social, que atendem crianças em situação de risco social, os Centros de Atenção Psicossocial, cuja clientela se caracteriza por um sofrimento mental intenso e a Psicologia Jurídica nos Fóruns e Delegacias Civis.

Outro campo que vem conquistando espaço de atuação é o campo da Psicologia nas Escolas, em trâmite através do Projeto de Lei da Câmara nº 60/2007 que dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia e de assistência social na rede pública de educação básica.

Titulação

Bacharel em Psicologia

Oferta - Turno

Matutino e Noturno.

Duração mínima

10 semestres

Ato Legal

Portaria nº 111, de 26.06.2012

 

Interessou-se pelo curso?

Entre em contato com o nosso coordenador e venha conhecer o campus.

coordenacao.psicologia@univag.edu.br