Cursos

Engenharia Ambiental e Sanitária

*Considerando o Conceito Preliminar de Curso (CPC)

Curso

A formação do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do UNIVAG é generalista e apresenta uma visão multi e interdisciplinar, baseada nos princípios técnicos e científicos que, torna o profissional formado capaz de aplicar os princípios da engenharia à prevenção, ao controle e à gestão dos fatores ambientais que afetam a saúde e o bem-estar do homem, bem como aos trabalhos e processos envolvidos na melhoria de qualidade do meio ambiente em que se insere.

O Engenheiro Ambiental e Sanitarista atuará na manutenção da qualidade da água, do ar e do solo, desenvolvendo ações para melhorar as condições ambientais e sanitárias de determinado local, contribuindo com a saúde pública e redução dos impactos ambientais urbanos e rurais, elaborando e executando projetos ambientais e sanitários, tendo apurado enfoque na implantação e operação de sistemas de abastecimento e tratamento de água, coleta e tratamento de efluentes sanitários e industriais, manejo e disposição final de resíduos sólidos, drenagem urbana e planejamento urbano e regional, com vistas à viabilidade técnica e econômica desses projetos.

Perfil do Egresso em Bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária

O egresso do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do Centro Universitário de Várzea Grande – UNIVAG possuirá condições de atender as necessidades urgentes e futuras da sociedade por profissionais de engenharia comprometidos com o desenvolvimento sustentável diante do crescimento demográfico e econômico do país.

Assim, este curso de graduação mantêm um forte liame com o Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade, comprometendo-se em formar cidadãos preocupados não só com as questões ambientais e sanitárias, mas também com as temáticas fundamentais para o desenvolvimento humano e social.

Diferenciais do Curso

O Centro Universitário de Várzea Grande oferta o curso de Engenharia Ambiental e Sanitária com base em um conjunto de componentes curriculares, que partem de uma formação básica, progredindo para a consolidação de conhecimentos profissionalizantes (formação profissionalizante) no qual o currículo diversificado se articula em conteúdos específicos ligados a três áreas de formação bem definidas: (i) Avaliação de impactos ambientais; (ii) Gestão e tratamento de água e resíduos líquidos; e, (iii) Gestão e tratamento de resíduos sólidos.

O Engenheiro Ambiental e Sanitarista atuará na manutenção da qualidade da água, do ar e do solo, desenvolvendo ações para melhorar as condições ambientais e sanitárias de determinado local, contribuindo coma saúde pública e redução dos impactos ambientais urbanos e rurais, elaborando e executando projetos ambientais e sanitários, tendo apurado enfoque na implantação e operação de sistemas de abastecimento e tratamento de água, coleta e tratamento de efluentes sanitários e industriais, manejo e disposição final de resíduos sólidos, drenagem urbana e planejamento urbano e regional, com vistas à viabilidade técnica e econômica desses projetos.

Mercado de trabalho

O profissional da Engenharia Ambiental e Sanitária possui inúmeras oportunidades de trabalho no mercado. Podendo atuar em: Bioprocessos e biotecnologia: avaliando os efeitos de um processo ou produto sobre o meio ambiente; Controle de poluição: reduzindo o impacto de atividades industriais, urbanas e rurais sobre o meio ambiente. Monitorando a qualidade da água e a emissão de gases que prejudicam a qualidade do ar; Geoprocessamento: realizando mapeamentos e levantamentos geográficos por meio de programas de computador; Planejamento e gestão ambiental: elaborando relatórios de impacto ambiental e planos para o uso de recursos naturais. Assessorando empresas, órgãos públicos e ONGs. Recuperação de áreas: criando e executando projetos que visam à recuperação de áreas degradadas ou afetadas pela poluição. Saneamento: projetando e operando sistemas de abastecimento de água e de coleta, transporte e tratamento de esgoto, resíduos domésticos e resíduos industriais, visando à melhoria na saúde pública ambiental.

Titulação
Engenheiro Ambiental e Sanitarista

Turno
Noturno

Modalidade
Presencial

Duração
10 semestres

Ato Legal
Portaria nº 286, de 21.12.2012

 

Interessou-se pelo curso?

Entre em contato com o nosso coordenador e venha conhecer o campus.

coordenacao.eng.ambiental@univag.edu.br