*Considerando o Conceito Preliminar de Curso (CPC)
Curso
O curso de Engenharia de Alimentos trata da transformação / industrialização de alimentos, bebidas e ingredientes alimentícios, sejam estes de origem vegetal, animal ou mineral. O Engenheiro de Alimentos é o profissional preparado para conduzir estes processos de industrialização, que podem estar compreendidos desde a obtenção das matérias-primas e ingredientes, até a elaboração dos produtos e a distribuição dos mesmos para o consumo. Também é papel do Engenheiro de Alimentos, o acompanhamento desses processos no que diz respeito à qualidade dos alimentos fabricados.
Perfil do Egresso Bacharelado em Engenharia de Alimentos
O Egresso possui perfil generalista, podendo atuar nas mais diversas áreas da Indústria de Alimentos. Para isso, possui formação sólida em ciências básicas, ciências de alimentos e ciências da engenharia. O profissional formado dentro dessa filosofia de curso pode acompanhar a rápida evolução tecnológica das indústrias atuais, além de estar preparado para o aperfeiçoamento profissional, seja nas áreas de pesquisa científica ou de desenvolvimento tecnológico.
Diferenciais do Curso
· Matriz Curricular atual e dinâmica, que leva em conta as demandas do mercado.
· Docentes com titulação de Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado, salientando-se que 82% dos docentes que ministram as disciplinas tecnológicas do curso possuem, no mínimo, 2 anos de experiência profissional em indústrias de alimentos.
Mercado de trabalho
O Estado do Mato Grosso é um dos maiores produtores nacionais de matéria-prima para a indústria de alimentos. É consenso nos meios políticos e empresariais, que o caminho natural de crescimento da agroindústria se encontra nos processos de industrialização desta matéria-prima, tanto aquela proveniente das lavouras quando da pecuária, suinocultura, avicultura, pesca, entre outras, obtendo assim agregação de valor, criação de empregos e geração de impostos. Devido à este cenário promissor, muitas indústrias alimentícias têm instalado-se em Mato Grosso, demandando assim a contratação de Engenheiros de Alimentos para gestão dos seus processos produtivos. Essa demanda por Engenheiros de Alimentos tende a continuar crescente, uma vez que a taxa de industrialização aumenta a cada ano, mesmo em épocas de crise, visto que a Indústria de Alimentos é o setor industrial menos afetado quando da ocorrência de crises econômicas.
Titulação
Engenheiro de Alimentos
Turno
Noturno
Modalidade
Ao Vivo
Duração
10 semestres
Interessou-se pelo curso?
Entre em contato com o nosso coordenador e venha conhecer o campus.