Cursos

Fonoaudiologia

*Considerando o Conceito Preliminar de Curso (CPC)

Curso

O Curso de Fonoaudiologia do UNIVAG visa a formação de um profissional generalista, humanista e crítica, capacitado a realizar a promoção da saúde, prevenção, avaliação e diagnóstico, orientação, terapia (habilitação e reabilitação) e aperfeiçoamento dos aspectos fonoaudiológicos da função auditiva periférica e central, da função vestibular, da linguagem oral e escrita, da voz, da fluência, da articulação da fala e dos sistemas miofuncional, orofacial, cervical e de deglutição. O fonoaudiólogo também pode exercer atividades de ensino, pesquisa e funções administrativas.

Perfil do Egresso em Bacharelado em Fonoaudiologia

O Egresso em Fonoaudiólogia atua em hospitais (enfermarias clínicas e cirúrgicas, unidade de terapia intensiva – UTI), clínicas, ambulatórios, consultórios, centros de reabilitação, saúde pública, escolas, rádio , televisão , teatro, docência (escolas de nível técnico e superior), consultorias, empresas, indústrias, prevenindo, tratando disfunções, reabilitando e promovendo saúde e qualidade de vida da população.

Diferenciais do curso

O projeto pedagógico dinâmico e arrojado, possibilita aos alunos uma formação diferenciada na área clínica terapêutica, ambulatório e em hospitais de referência no estado de Mato Grosso.

O curso de Fonoaudiologia do Univag possui uma das melhores avaliações do Brasil no exame nacional de desempenho do ensino superior (ENADE).  Na última avaliação, obteve colocação entre os 10 melhores cursos do Brasil.

A qualidade e competência do corpo docente com mestres e doutores, o projeto pedagógico e a estrutura do curso, contribuem para esse sucesso.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para o fonoaudiólogo abrange atuação em unidades básicas de saúde, ambulatórios de especialidades, hospitais e maternidades, consultórios, clínicas, home care, domicílios, asilos e casas de saúde, creches e berçários, escolas regulares e especiais, instituições de ensino superior, empresas, veículos de comunicação (rádio, TV e teatro) e associações, promovendo saúde e qualidade de vida da população. Além disso, o fonoaudiólogo atua desde recém-nascidos até idosos, com vasta possibilidade de atuação profissional.

O Estado do Mato Grosso proporciona um amplo mercado de trabalho para o Fonoaudiólogo. Portanto, há diversos municípios que necessitam da presença desse profissional para atendimento fonoaudiológico, principalmente no interior do estado com atuação nas áreas de Linguagem Infantil e Audiologia.

Titulação

Bacharel em Fonoaudiologia

Turno
Matutino e Noturno

Modalidade
Presencial

Duração
8 semestres

Ato Legal
Portaria nº 775, de 07.11.2008

 

Interessou-se pelo curso?

Entre em contato com o nosso coordenador e venha conhecer o campus.

coordenacao.fonoaudiologia@univag.edu.br