Destaques

09.06.2016 às 16:50hs

Programa de Acessibilidade do Univag encerra com depoimentos de docentes

Afirma a Constituição Brasileira que o direito de ir e vir é para todos os cidadãos, e apoiada nesse aspecto de grande relevância que o Centro Universitário de Várzea Grande (Univag), realizou a 3ª edição do Programa de Acessibilidade nos dias 06, 07, 14 de maio e 04 de junho no Auditório II, no Bloco C da instituição com a participação de todos os seus colaboradores.

A política instituída abrange todos os segmentos do quadro regular de servidores e a formação é dividida em dois grupos. Sendo um para docentes, diretores de área, coordenadores de cursos e professores. Já o outro para técnicos administrativos e gestores de área.

As problemáticas da acessibilidade enfrentadas no dia-a-dia por esses profissionais foram discutidas através de depoimentos de professores e colaboradores da instituição com a intenção de buscar ferramentas para lidar com o problema. Para a Profª Ma. Elizabet Aguirre, pró-reitora de Graduação e diretora de Área do Conhecimento das Ciências Humanas, a inclusão da pessoa com deficiência vai além da sala de aula, pode estar em todo o campus universitário, ou seja, no estacionamento, no banheiro, na cantina, pelos corredores da instituição e nos espaços especializados.

“Ao incluir o assunto no âmbito pedagógico a intenção é colocar em prática ideias que surtem efeitos imediatos. O Univag vai tomar para si toda escuta e ampliar o programa de qualificação do corpo docente a par dos relatos colocados durante a formação”, disse a Profª Ma. Elisabet.

Ainda segundo a Pró-Reitora de Graduação, a partir daí a instituição garante a acessibilidade e inclusão para essas pessoas, explicando que esse Programa existe desde 2013 no Univag, onde os dois primeiros encontros desenvolvidos falaram sobre a sensibilização da inclusão e recebimento de pessoas com deficiência no Centro Universitário.

Para dar suporte à adaptação desses acadêmicos no ambiente de ensino foi criado o Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP), que tem a função de atender alunos que apresentam dificuldade de aprendizado, visando à promoção da saúde, oferecendo o aprimoramento constante do processo das relações sociais, pedagógicas e psicológicas no âmbito institucional.

Programa de Formação em Acessibilidade do Univag

Considerando esse contexto, o Univag estabelece sua Política Institucional de Acessibilidade aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), considerando a necessidade de explicitar as diretrizes institucionais referentes à acessibilidade para materializar os princípios da inclusão educacional, assegurando não só o acesso, mas as condições de participação e aprendizagem aos estudantes com necessidades especiais, bem como respeito à diferença e a diversidade humana é compromisso e responsabilidade social do Univag.

O Serviço Multiprofissional de Apoio Psicopedagógico(SEMA), criado desde 2000 e hoje denominado Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP), composto por profissionais da área de Serviço Social, Pedagogia e Psicologia, vem acompanhando o trabalho psicopedagógico desenvolvidos pelas Coordenações de curso junto aos acadêmicos para a viabilização do direito à Educação Superior, por meio de uma planificação pedagógica diferenciada, que proporciona acesso aos currículos e aos elementos curriculares. Destaca-se a premente necessidade da qualificação dos corpos docentes e técnicos por meio da instauração de um programa de formação institucionalizado como um projeto em continua revisão, com o objetivo de promover e ampliar o conhecimento sobre a acessibilidade e inclusão dos alunos e colaboradores com deficiência física, intelectual ou sensorial. A fim de que o acadêmico e colaborador dessa natureza possa desfrutar, com autonomia, facilidade e dignidade dos espaços e atividades acadêmicas em geral ou laboratorial.

Autor: Cristina Cavaleiro
Fonte: Assessoria Univag

https://journal.pesma-annur.net/pasarantogel2/https://ojs.isg-konf.com/pasarantogel2/http://jurnal.himatikauny.org/https://ideapublishers.org/pasarantogel2/https://membership.iapi-indonesia.org/mahjong/https://journal.iapi-indonesia.org/pro-khmer/https://journal.iapi-indonesia.org/pt2/https://hr.tarunabakti.or.id/asset/toto/https://hr.tarunabakti.or.id/system/idn/https://journal.iapi-indonesia.org/scatter-hitam/https://journal.iapi-indonesia.org/resmi/https://membership.iapi-indonesia.org/slot-luar-negeri/https://membership.iapi-indonesia.org/thailand/https://membership.iapi-indonesia.org/idn-slot/https://brawijayahospital.com/assets/pasarantogel2/https://brawijayahospital.com/assets/pro-kamboja/https://sibalogistik.com/platinum/index.htmlhttps://hr.tarunabakti.or.id/app_v22/depo-10k/https://sibacargo.co.id/storage/akun-pro-thailand/https://membership.iapi-indonesia.org/slot777/https://ktadigitalpgri.org/assets/dist/img/idn/https://rsmatamakassar.org/https://ktadigitalpgri.org/assets/dist/img/slot-maxwin/https://ktadigitalpgri.org/assets/dist/img/slot-zeus/https://hr.tarunabakti.or.id/zeus-slot/https://ktadigitalpgri.org/assets/dist/img/maxwin/https://ktadigitalpgri.org/assets/dist/img/thailand/https://ejournal.neurona.web.id/kamboja/https://hr.tarunabakti.or.id/sbobet/https://jakarta.perdami.or.id/idn/https://bkat.whs.or.id/public/platinum/https://pesma-annur.net/kamboja/https://ktadigitalpgri.org/assets/dist/img/zeus/https://journal.loupiasconference.org/idn/https://hr.tarunabakti.or.id/luar-negeri/https://ktadigitalpgri.org/assets/dist/img/mpo/https://hr.tarunabakti.or.id/maxwin/https://ouvidor.rubineia.sp.gov.br/uploads/akun-pro-thailand/https://membership.iapi-indonesia.org/maxwin/https://kabarkalsel.com/uploads/akun-pro-thailand/https://hr.tarunabakti.or.id/idn/https://ktadigitalpgri.org/assets/dist/img/pasarantogel2/https://ktadigitalpgri.org/assets/dist/img/platinum/https://virtual-economics.eu/https://digital.indef.or.id/https://journal.iapi-indonesia.org/garansi/https://ejournal.usm.my/public/slot-luar-negeri/https://membership.iapi-indonesia.org/akun-pro-kamboja/https://ejournal.usm.my/public/slot-dana/https://www.hama-univ.edu.sy/slot-luar/https://js.lhu.edu.vn/judi-slot-triofus/https://vagas.unimedjau.com.br/storage/slot-depo-10k/https://daurah.arab-um.com/https://publicaciones.svrid.org.ve/https://pjmhsonline.com/pasarantogel2/https://journals.uab.pt/sugar-rush/https://ojs.didaktik-der-mathematik.de/starlight-princess/https://nv.nung.edu.ua/http://periodicos.unifap.br/https://journals.zetech.ac.ke/slot-depo25-bonus25/https://www.unjc.cu/depo10k/https://untref.edu.ar/uploads/demo/gates-of-olympus/https://untref.edu.ar/uploads/demo/sweet-bonanza/https://fjot.anfe.fr/https://portalderevistas.uam.edu.ni/public/toto-slot/http://www.inmedsur.cfg.sld.cu/https://separcontenidos.es/dana/https://mediapencerahanbangsa.co.id/https://pdamindramayu.co.id/images/luar/https://kirimmurah.co.id/wp-content/scatter-hitam/https://learning.modernland.co.id/git/slot-depo-10k/https://aihc.amexihc.org/toto/https://ouvidor.rubineia.sp.gov.br/uploads/akun-pro-kamboja/https://cstvcnmt.gialai.gov.vn/demo/https://sedimentologia.org.ar/slot-depo-10k/https://conference.vestnik-vsuet.ru/https://bundamediagrup.co.id/wp-includes/mpo/https://bundamediagrup.co.id/wp-includes/sv388/https://journal.dntb.gov.ua/slot-depo-10k/https://fjot.anfe.fr/js/https://perhepi.org/fae/akun-pro-jepang/https://jltl.com.tr/idnslot/https://esic.novacanaapaulista.sp.gov.br/uploads/akun-pro-kamboja/https://journals.qmu.ac.uk/sv388/https://membership.iapi-indonesia.org/akun-pro-jepang/https://ois.unsa.ba/slot-deposit-pulsa/http://103.165.243.97/doc/git/https://esic.novacanaapaulista.sp.gov.br/uploads/sigmaslot/https://www.rollingcarbon.org/https://www.savebugomaforest.org/https://www.sigmaslot-profil.com/https://vagas.unimedjau.com.br/storage/slot-dana/https://www.sa-ijas.org/sweet-bonanza/https://wpcpublisher.com/slot-luar-negeri/https://vagas.unimedjau.com.br/storage/slot-luar-negeri/https://ojs.hospitalelcruce.org/pages/slot-luar-negeri/https://v-rouge.com/slot-depo-10k/https://cwsconsulting.id/assets/uploads/slot-depo-10k/http://snabm.unim.ac.id/depo-10k/https://webscience-journal.net/https://www.chuka.ac.ke/gates-of-olympus-1000/https://vagas.unimedjau.com.br/storage/sigmaslot/https://jurnal.jsa.ikippgriptk.ac.id/public/luar/https://www.unjc.cu/sweet-bonanza/