Excelente desempenho da universitária foi decisivo para ficar entre os 40 graduandos selecionados de diversas universidades brasileiras
A aluna do 8º semestre do Curso de Biomedicina do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag), Hevellyn Renata Campos e Silva, concorreu com outros 1600 alunos de graduação do curso de Biomedicina de todo o país e participou do III Curso de Inverno em Microbiologia e Biologia Molecular Aplicada realizado na Universidade de São Paulo (USP) entre os dias 18 a 22 de julho, no Departamento de Microbiologia no Instituto de Ciências Biomédicas da universidade paulista.
A universitária ficou entre os 40 selecionados que foram alunos de graduação e recém-graduados de diversos campos do conhecimento voltados à área de Biomedicina.
A participação da universitária no curso visou aquisição por mais conhecimentos teóricos e técnicos que pudessem agregar em sua grade curricular. A estudante relatou que pretende atuar em Hemocentros em bancos de Sangue depois de formada.
Hevellyn contou que participou de oito mini-cursos na instituição de ensino superior paulista, entre eles, o curso de Vacina no combate ao Zica Vírus (responsável pela transmissão da doença pelo mosquito Aedes Aegypti). Os cursos foram ministrados por alunos de pós-graduação da Universidade de São Paulo e no último dia (22.07), Hevellyn apresentou um trabalho oral que contou com a avaliação dos professores, mestres e doutorandos da USP. “No trabalho apresentado fomos avaliados como futuros pesquisadores além de alunos, e se tínhamos o perfil para atuar na área de Microbiologia. O curso foi muito importante para que a nós pudéssemos adquirir mais conhecimento do que aprendemos em sala de aula no que era preciso para desenvolver a composição da vacina no combate a doença”, contou a estudante.
Diferencial do Curso x Outras instituições de MT
De acordo com o coordenador do curso de Biomedicina do Univag, Eduardo Rodrigues Alves Junior, o diferencial do curso superior do Centro Universitário de Várzea Grande comparado às outras instituições de ensino superior de Mato Grosso é que os graduandos podem contar com aulas práticas desde os primeiros semestres realizadas em laboratórios especializados. “Nosso curso possui ensino de qualidade baseado em metodologias ativas e na valorização da pró- atividade do aluno”, destaca o professor.
O curso de Biomedicina do Univag conta com duração de quatro anos e quem se forma na graduação pode atuar em análises clínicas, acupuntura, pesquisas, citopatologia, análise ambiental, perícia, biologia molecular, docência e hematologia, a área em que a jovem pretende atuar.