Evento é considerado marco na cultura matogrossense
O Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG) é a instituição de Ensino Superior apoiadora do evento: Cidades Criativas, Inteligentes e Humanas: Um novo olhar sobre a cidade, que teve início no dia 07 de novembro, (segunda-feira), no Centro de Eventos do Pantanal em Cuiabá. O evento se estende até a próxima sexta-feira (11), por meio de debates, painéis, oficinas, rodas de conversa e networking ministrados por especialistas regionais, nacionais e internacionais que debaterão temas como meio ambiente, mobilidade, inovação, cultura e arte. Evento voltado para gestores públicos, universitários, professores e empreendedores interessados nas temáticas expostas, compreende a 4ª Maratona de Negócios Criativos idealizado pelo Governo do Estado.
De acordo com o coordenador do Programa Mato Grosso Criativo, Rafael Mazeto, o evento teve origem por meio da articulação de duas iniciativas do governo de MT- a Maratona de Negócios Criativos, desenvolvida por meio do Programa Mato Grosso Criativo, coordenada pela Secretaria de Estado de Cultura, e pelo projeto Células Empreendedoras. O evento visou trazer aos participantes atividades de reflexão, discussão, e com uma palestra inspiradora com o colombiano Jorge Melguizo, um dos responsáveis pela implantação de uma política pública, que transformou a cidade de Medellín uma das cidades mais violentas do mundo para uma das cidades mais criativas, interessante e segura de se viver.
A palestra do colombiano compartilhou com o público, o trabalho desenvolvido por ele, que transformou Medellín ao colocar a cultura e educação como principais instrumentos no desenvolvimento social do município. Com a mensagem de que “Se em Medellín é possível, em qualquer outra cidade também é possível”, o colombiano considera que inovação é fazer da cultura o motor de desenvolvimento dos bairros com maiores índices de pobreza e violência, tendo participação da comunidade, empresas privadas e implantando uma nova maneira de administrar bem o público. Outro ponto abordado pelo colombiano durante o evento foi a necessidade de buscar novas respostas e leituras para os problemas existentes, sendo essencial a proximidade com as comunidades de bairros, conceito que exige uma grande capacidade de escuta.
O vice-reitor do Univag, prof. M.Sc. Flávio Foguel esteve presente no evento e é um grande parceiro do Mato Grosso Criativo. Mazeto conta que assim que entrou em contato com o vice-reitor do Centro Universitário de Várzea Grande solicitando apoio para a realização do evento, foi muito bem recebido e acolhido por Foguel. “O professor Flávio não mediu esforços para nos ajudar, inclusive desta primeira parceria surgiu uma nova parceria com o Univag que será realizada em dezembro na instituição”, ressaltou Rafael.
O Secretário de Estado e Cultura de Mato Grosso, Leandro Carvalho, destaca que o evento contribui para os acadêmicos de diversos cursos de graduação. “Com a palestra de Melguizo visa instigar que cidade queremos para nosso futuro. Ele vai falar sobre esse exemplo extraordinário de transformação vivida por Medellín nos últimos 25 anos, ao longo da semana traremos convidados nacionais e vão falar aos participantes como conseguiram promover inovação, avanços em mobilidade urbana e como contribuíram com arte e cultura na cidade, cada dia teremos um painel voltada a área do conhecimento”, destacou o secretário de Cultura de MT.
Além do vice-reitor do UNIVAG, estiveram presentes autoridades estaduais, secretários municipais e representantes de outras instituições de Ensino Superior de Mato Grosso bem como Acadêmicos dos Cursos de Arquitetura, Ciências da Computação, Gastronomia e Engenharia Civil do Univag que estiveram presentes no evento do dia 07 no Centro de Eventos do Pantanal.