Acadêmicos de outras instituições de ensino se deslumbraram com a estrutura do C.S.T em Gastronomia do Centro Universitário e com a oficina prática
O Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG) em parceria com o C.S.T em Gastronomia (Curso Superior Tecnólogo em Gastronomia) trouxeram a melhor Chef mulher do mundo, Helena Rizzo, para a Cozinha Experimental da instituição, fechando assim o 3º dia do evento “Pantanal Cozinha Brasil”.
Pela primeira vez em MT, a Chef apresentou de forma prática, o preparo de duas entradas salgadas e uma sobremesa, pelas mãos mais habilidosas da gastronomia contemporânea brasileira. Os alunos do curso de Gastronomia do Centro Universitário de Várzea Grande tiveram uma oportunidade única em assistir como são preparados os pratos do Restaurante Maní, o qual Rizzo é proprietária e segundo pesquisas foi eleito em 2015, como o 3º melhor país.
O primeiro prato ministrado pela Chef foi o Nhoque de mandioquinha com araruta e dashi de tucupi. O segundo prato foi tutano com pupunha e açaí, sendo duas entradas salgadas. Já a sobremesa, mochi de bacuri com sorvete de matcha acompanhado de arroz selvagem, fechou com chave de ouro o evento considerado marco na história da gastronomia matogrossense.
Aluna do 2º semestre de Gastronomia, Cristiane Chiapetti, 35 anos, vinda de Sinop, viajou 500 km especialmente para assistir a oficina prática. A vinda da Chef contribui com os alunos por meio de novas técnicas, visando renovar o conhecimento dos futuros Chefs. “O bolo mochi é tradicional de Mato Grosso e apresentou um sabor incrível. O sorvete de matcha com a pipoca de arroz negro, por sua vez, é fantástico. A junção de tudo isso com a menta, é simplesmente maravilhoso”, avaliou Cristiane.
Ao final da oficina, os participantes degustaram os pratos harmonizados com os vinhos, apresentados pelo sommelier do Big Lar, Luiz Roberto Lima. Para encerrar o evento Pantanal Cozinha Brasil, a Chef Rizzo ministrou uma palestra contando sua trajetória profissional, a atuação de seu restaurante de Cozinha Contemporânea brasileira localizado em São Paulo, o Maní.
Ao mesmo tempo, na padaria da Cozinha Experimental do Univag, os apaixonados por confeitaria e os alunos de Gastronomia tanto do Centro Universitário como de outras instituições de Ensino Superior de MT, acompanharam e saborearam o preparo de quitutes doces preparados pelo Chef David Melo por meio da oficina prática de culinária, sob o tema: “Dueto doçuras do Pantanal- confeitaria especial”.
Curso referência em Mato Grosso
“A estrutura da cozinha Experimental do Curso de Gastronomia do Univag é sem sombra de dúvida, a meu ver, referência para todo o Estado de Mato Grosso bem como para todos os cursos de Gastronomia. O evento vem agregar muito para nós do interior do Estado. Parabenizo todos os envolvidos neste evento fantástico que nos propiciou mais conhecimento da cultura gastronômica de MT, parabéns a todos”, opinou Cristiane.
O acadêmico do 2º semestre de Gastronomia do Univag, Carlos Magno, 34, disse que a iniciativa da instituição em trazer Helena Rizzo na oficina prática é de extrema importância e muito enriquecedor para o currículo do estudante. “Parabenizo o Univag em especial ao professor João Caldeira em nos proporcionar esse momento ímpar na nossa vida acadêmica. Acredito que nenhuma instituição de Ensino Superior de Mato Grosso teria essa iniciativa, parabéns por mais um evento de sucesso que só a marca Univag traz”, finaliza.
Para o consultor técnico do Curso de Gastronomia do UNIVAG, o Chef Fernando Mack, destacou que vinda da Chef Helena Rizzo é de grande importância para área gastronômica em Mato Grosso. “Helena está classificada entre as três melhores Chefs da gastronomia brasileira. O UNIVAG como instituição co-realizadora do evento, vem mostrar ao público referências mundiais no ramo da gastronomia como a da Chef Helena Rizzo”.
O vice-reitor do Centro Universitário de Várzea Grande, prof. M.Sc. Flávio Foguel, afirma que co-realizar um evento do porte do Pantanal Cozinha Brasil está dentro da estratégia do UNIVAG que desenvolve seu papel de instituição de Ensino apoiadora e participante de um evento de grande porte e representatividade para o Estado. “Mais uma vez a instituição se preocupa com a qualificação de seus cursos de graduação e traz esse evento de peso e nome que vem fortalecer os currículos dos futuros Chefs, estudantes e adeptos da gastronomia”, finaliza Foguel.
Autor: Cristiane Sagioratto
Fonte: Assessoria Univag