Você sabia? O Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG) possui no Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) a ‘Central de Solução de Conflitos’, uma parceria com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). Desde 2014 já atendeu 187 pessoas da comunidade várzea-grandense através de métodos consensuais de solução de problemas.
O coordenador do NPJ, professor Marcel Alexandre Lopes explica como funciona o atendimento. “O problema existe e a pessoa manifesta a vontade de acordo, o objetivo da Central de Solução de Conflitos é que essa problemática não passe pelo judiciário, e sim pela mediação de conflitos as partes entrem em acordo”.
Antes do atendimento é feita uma triagem por professores e alunos dos cursos de Serviço Social e Psicologia. Todos os professores/supervisores recebem no início de cada semestre um curso de qualificação feito pelo TJMT.
“O UNIVAG incorpora a realidade judicial para seus acadêmicos através desses atendimentos à comunidade em torno da instituição. Apresentamos, através dessa Central Soluções, vantagens para as partes envolvidas na conciliação. O diferencial de nossos acadêmicos é que aproximamos eles da realidade através do contato com esses casos, tornando -se assim profissionais de destaque no mercado de trabalho”, finaliza Lopes.
Autor: Laura Dias
Fonte: Assessoria Univag