*Considerando o Conceito Preliminar de Curso (CPC)
Curso
O Curso de Graduação em Gestão Comercial foi elaborado para que o aluno perpasse pelo processo que sustenta e define o sucesso das transações comerciais, tornando-o um profissional completo para a área. Voltado para as especificidades da profissão, o profissional formado em Gestão Comercial desenvolve competências profissionais específicas para a rápida aplicação no mercado de trabalho.
Diferenciais do Curso
Utilização de metodologias de aprendizagem diferenciadas como as metodologias ativas, o incentivo a inovação e o empreendedorismo e do aprendizado baseado em projetos. Destaca-se o Projeto Integrador, que estimula o protagonismo do estudante em diálogo com o conhecimento e o mundo do trabalho, integrando a atuação do coletivo discente numa oportunidade de vivência profissional que incorpore as linhas formativas da instituição como atributos do profissional contemporâneo.
Curso em sintonia com o mercado de trabalho:
Atividades orientadas para a realidade do mercado regional e nacional, com foco na empregabilidade, ou seja: para quem quer ser promovido dentro da empresa ou conquistar oportunidades de trabalho na área. O curso é elaborado para que o aluno aprenda sobre todos segmentos de mercado, para que a formação seja completa na área. As atividades do curso são pensadas para que o aluno tenha experiências pré-profissionais atualizadas e ajustadas para as realidades das empresas, orientando e estimulando o perfil empreendedor para formar profissionais atuantes e desejados pelo mercado de trabalho.
Perfil do Egresso em Gestão Comercial
Articula e decide sobre as vendas em negócios diversos. Realiza estudos de viabilidade econômica, financeira e tributária. Elabora análises comerciais considerando as demandas e oportunidades do mercado. Planeja pesquisas de mercado. Desenvolve relacionamentos pós-venda com clientes. Gerencia sistemas de informações comerciais. Define métodos de formação de preços, considerando aspectos tributários, de custos, da concorrência e do valor para o cliente. Gerencia a área comercial de uma organização. Avalia e emite parecer técnico em sua área de formação.
Mercado de trabalho
O mercado de trabalho é bem atraente, haja vista, hoje, tanto as cidades de Várzea Grande quanto de Cuiabá terem como setor mais importante da economia o comércio e o serviço. Só em Várzea Grande, 55% dos postos de trabalho vêm da área de comércio. O gestor comercial poderá atuar nas diversas áreas e segmentos de mercado, tais como: gerenciamento e operação de atividades do comércio, empresas varejistas, atacadistas e de representação comercial, supervisão de vendas, representações e serviços de pequeno, médio e grande porte, suprimentos e logística, empreendedor ou empresário autônomo.
Titulação
A graduação tecnológica do UNIVAG prioriza a formação orientada para as atuais práticas das empresas, certificando o formado no curso Gestão Comercial e diplomando-o como Tecnólogo em Gestão Comercial.
Mantendo o foco na qualidade e na empregabilidade, além do diploma de graduação, o curso Gestão Comercial do UNIVAG potencializa as oportunidades para o mercado de trabalho e certifica o discente pela qualificação de nível tecnológico em Analista de Gestão.
- 2º Módulo - Analista de Gestão
- 4º Módulo - Tecnólogo em Gestão Comercial
Turno
Noturno
Modalidade
Presencial
Duração
4 semestres
Ato Legal
Portaria nº 338, de 27.4.07
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coordenacao.tgc@univag.edu.br